Realizou residência em Clínica Médica no Hospital Heliópolis (Unidade de Gestão Assistencial 1), em 2022, e residência m...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Dificuldade de movimentar os membros superiores, dores e inchaços são sintomas comuns de doenças como artrite, artrose e tendinite. Porém, diante da similaridade dos sintomas, é comum confundir as condições, que requerem tratamentos específicos.
Artrite e tendinite são inflamações, o que as distingue é o lugar onde atuam. A tendinite é a inflamação dos tendões, ou seja, da estrutura que une o músculo ao osso. Já a artrite é a inflamação das articulações, ou seja, das "juntas" entre dois ossos. Já a artrose não é uma inflamação, mas uma degeneração das cartilagens nas articulações que pode virar uma inflamação.
A seguir, entenda mais sobre o que é cada uma dessas doenças e como tratá-las corretamente:
O que é artrose?
A artrose é uma doença que ataca as articulações, sendo caracterizada pela deterioração da cartilagem articular, levando ao desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. Ela afeta cerca de 20% da população mundial, com início mais comum a partir dos 40 anos de idade.
A cartilagem articular promove o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Sua deterioração, causada pela artrose, pode levar a sintomas como dor, inchaço e limitação funcional, principalmente de articulações das mãos, da coluna, dos joelhos e dos quadris.
Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença ainda não estão totalmente esclarecidos, mas a degeneração articular se deve às forças excessivas aplicadas à articulação ou à falha do metabolismo articular associadas ao estilo de vida e à ocupação.
Tratamento para artrose
O tratamento para artrose pode ser dividido no uso de medicamentos e de opções não medicamentosas e tem como principal objetivo a melhora da dor, a manutenção da função articular e a melhora da qualidade de vida e das atividades diárias.
O tratamento da doença, assim como a maioria das doenças reumáticas, requer a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por: médico, fisioterapeuta especializado, educador físico capacitado, nutricionista e psicólogo.
Embora muitas doenças sejam crônicas, sem uma causa específica ou mesmo cura, o controle adequado dos sintomas ocorre através de grupos de educação ao paciente e mudança de hábitos de vida. Além do uso de medicamentos específicos para cada tipo de doença, a prática de atividade física regular é recomendada, mas deve ser orientada pelo médico reumatologista.
O que é artrite?
A artrite é a inflamação em uma ou mais articulações e é caracterizada por sintomas como dor, dificuldade de movimento, rigidez e deformidade, sendo causada, principalmente, pelo desgaste natural das articulações. Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite, com diferentes fatores de risco e tratamentos.
Um dos tipos mais comuns é a artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune e de causa ainda desconhecida. Ela acomete aproximadamente 1% da população mundial. No Brasil, a estimativa é que pelo menos dois milhões de pessoas apresentem o problema.
Saiba mais: Dor nas articulações: saiba o que pode ser e formas de tratamento
A artrite reumatoide atinge as articulações das mãos, dos punhos e dos pés, causando dores, deformidades progressivas, rigidez articular, incapacidade funcional e desgaste ósseo. Em alguns casos, o paciente fica incapacitado até mesmo de executar tarefas simples, como escovar os dentes ou segurar um copo de água.
As mulheres são três vezes mais afetadas do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. O surgimento dela no público feminino, aliás, está ligado a uma tendência maior de produção de autoanticorpos se comparada com os homens e tem seu pico de produção durante o período fértil da mulher, diminuindo após a menopausa.
Uma das causas possíveis para a doença é uma alteração na resposta imunológica que gera uma inflamação na membrana da articulação, levando a um dano na cartilagem e no osso, gerando, como consequência, a destruição articular.
Tratamento para artrite
O tratamento para artrite vai depender das características de cada paciente e do grau em que se encontra a doença. Normalmente, inicia-se com sessões de fisioterapia e atividade física em academia terapêutica.
A boa notícia é que os pacientes que têm esse acompanhamento regular com o médico reumatologista, fazendo uso contínuo das medicações de base, e aqueles que realizam fisioterapia bem orientada e praticam atividade física regular, apresentam diminuição de dor e melhora da função articular, condutas que previnem o surgimento de deformidades ainda piores.
O tratamento também é importante para adaptar o paciente ao meio e melhorar a qualidade de vida. Já a terapia medicamentosa só será utilizada após decisão do médico especialista.
O que é tendinite?
Já a tendinite é uma inflamação ou inchaço do tendão, estrutura fibrosa que une o músculo ao osso, e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, entretanto, os casos mais comuns são nos ombros, nos cotovelos, nos punhos, nos dedos, nos joelhos e nos tornozelos. O principal sintoma da doença é a dor intensa ao realizar tarefas diárias, como usar o computador e tentar alongar a parte do corpo que está com o tendão afetado.
As causas para o surgimento são diversas, como falta de alongamento muscular, postura inadequada e movimentos repetitivos. Permanecer muito tempo sentado sem se alongar, usando mouse ou tablet, por exemplo, pode levar à doença.
Leia mais: 4 dicas para fortalecer os ossos e as articulações
Além disso, a idade e o estresse também são fatores de risco, pois, com o passar dos anos, a circulação sanguínea que irriga o tendão fica deficiente e o estresse ocasiona contraturas musculares que prejudicam os tendões, causando a inflamação.
Tratamento para tendinite
O tratamento para tendinite é feito com anti-inflamatórios, bolsas de gelo, fisioterapia, repouso absoluto do local afetado e exercícios que podem ser feitos em casa e que ajudam a aliviar as dores.