
Bacharelado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, instituição onde t...
i
Nos últimos anos pudemos perceber uma divisão bastante clara dentro da indústria do fitness. Partimos de um modelo de academia único, grande, com todas as atividades possíveis, e começamos a criar modelos de negócios bem menores: os chamados studios.
Mas, mesmo observando as academias grandes, um movimento de segmentação vem tomando conta e norteando as diretrizes dos negócios da área. Esse movimento acabou sendo acelerado por dois grandes momentos de crise econômica mundial, em que, com a diminuição da renda e do capital disponível, as pessoas começaram a economizar. E, principalmente, quando pensamos no negócio fitness, que no início do século XXI ganhava dinheiro pelas pessoas que pagavam e não frequentavam, as tendências tiveram que obrigatoriamente procurar um novo rumo: entregar o serviço ou perder o cliente.
Saiba mais: Teste - Academia é o lugar certo para você?
Hoje em dia temos as duas opções dividindo preferências: studio ou academia. E a cada dia novos modelos irão surgir mais e mais.

Pensando em pontos para diferenciar cada modelo, veja abaixo características que te ajudarão a definir com qual você se identifica mais.
Escolha o studio se você:
- Busca por um espaço mais aconchegante e familiar
- Deseja uma maior proximidade e atenção profissional
- Procura por modalidades mais especializadas e quer focar nestas (exemplo: pilates)
- Prefere ambientes mais tranquilos
Escolha a academia se você:
- Busca por espaços mais amplos
- Procura uma variedade de equipamentos para seus treinos
- Quer uma variedade também de modalidades (de musculação a zumba , spinning, natação, entre outros)
- Prefere vestiários maiores
Studio ou academia: afinal, qual a melhor opção?
Agora, mais do que isso, não existe um modelo melhor do que o outro. São produtos diferentes para públicos com experiências e interesses distintos.

Para você pensar qual seria o modelo mais adequado para você, o melhor é avaliar em qual lugar você sentiria vontade de frequentar ao longo do tempo, onde se sentiria mais confortável e menos acuado.
Se você não é aquele fanático por treino ou que não teve boas experiências anteriores, os studios com certeza poderão te atender melhor e com mais atenção, te protegendo dos "profissionais ou ratos" de academia.
Por outro lado, se você já sabe seu treino e gosta de ter mais opções, ao mesmo tempo que curte encontrar mais pessoas e ter um lado social mais agitado, então as grandes academias podem ser mais a sua cara.
Saiba mais: Musculação - Exercícios, benefícios e dicas
Na dúvida, experimentar ambos modelos, entendendo esses pontos que citamos acima, pode ser uma boa opção para eleger o seu preferido!