Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iSe você costuma passar horas sentado no sofá em frente à TV, é melhor rever seus hábitos. Uma pesquisa divulgada no Journal of the American Heart Association mostra que essa atitude é pior ao coração do que passar o dia trabalhando sentado.
Saiba mais: Levantar da cadeira a cada 30 minutos reduz danos do sedentarismo
Morte prematura x Assistir TV
O estudo revela que assistir mais do que quatro horas de televisão por dia aumenta a chance de doenças cardiovasculares e morte prematura em até 50%.
Já para quem fica menos de duas horas diárias sentado no sofá em frente à TV, os riscos caem pela metade.
Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores selecionaram 3.592 moradores norte-americanos, que passaram por questionários e exames laboratoriais.
Eles foram avaliados e responderam sobre o tempo que permanecem sentados e as atividades que realizavam no dia a dia. As análises foram constantemente repetidas ao longo de oito anos.
Como prevenir
Se você pratica exercícios regularmente, há uma ótima notícia. Quem fez pelo menos 150 minutos (uma hora e meia) de atividades físicas por semana não apresentou taxas de morte e problemas no coração mais elevados.
Ou seja, enquanto o sedentarismo potencializa os malefícios à saúde, ter uma vida fisicamente ativa neutraliza os efeitos de ficar no sofá por horas.
Ficar sentado no trabalho
Você pode pensar: "se permanecer por horas no sofá em frente à TV é ruim, ficar sentado diante da tela do computador durante o expediente também é prejudicial, certo?". Não é bem assim: o estudo ressalta que essa comparação é infundada.
Afinal, os cientistas concluíram que trabalhar a maior parte do dia sentado não apresenta maiores riscos de doenças do coração, como infarto ou morte prematura.
Apesar de não existirem evidências claras para essas diferenças, os autores do estudo arriscam dizer que elas podem ocorrer devido ao nosso comportamento em casa.
Isso é: costumamos assistir à TV durante a noite, após ou durante um jantar mais robusto; assim, ficamos sedentários por horas até o momento de dormir. Portanto, a combinação entre uma refeição farta, horas imóvel e um repouso tende a ser bastante prejudicial à saúde.
Outra hipótese dos pesquisadores é a de que no trabalho temos momentos de interrupção durante o expediente. Levantamos para conversar, ter reuniões ou tomar café - algo que por vezes não ocorre ao ver TV, especialmente durante um filme, partida esportiva ou maratona de uma série.
Veja exercícios além da caminhada para uma vida mais ativa
Saiba como seu pet pode te tirar do sedentarismo