Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O médico pediatra e quiroprático John Edwards ensinou uma técnica para evitar as temíveis cólicas que atingem os bebês. E o melhor: a mudança é feita na hora de trocar as fraldas. Segundo ele, ao levantar as pernas da criança na hora de trocar as fraldas, é causada uma pressão nos nervos de comunicação do cérebro com o intestino, levando o bebê a sentir cólica. Por isso, ele propõe outra forma de trocar o bebê.
O norte-americano é responsável por liderar pesquisas sobre o uso da quiropraxia na gravidez, assim como o uso da técnica em bebês. De acordo com John, a melhor forma para trocar as fraldas é girando o bebê gentilmente para o lado, limpando a criança e colocando a fralda lateralmente.
No vídeo gravado durante uma aula para mães, o pediatra demonstra a maneira correta de realizar a troca de fraldas. "Bebês não são fáceis de controlar, por isso estamos mais acostumados a segurá-los pelas pernas. Porém, assim que você se acostumar com a técnica, basta segurar o peito do bebê com uma mão e usar a outra para limpá-lo", conta John.
Confira o vídeo (em inglês):
O que é Quiropraxia?
A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. O tratamento de problemas e dores articulares pela Quiropraxia é realizado "através de manobras que corrigem a postura e os desequilíbrios, com o paciente sentado na maca ou em um tatame", explica o terapeuta Adriano Saran.
Como saber se o bebê está com cólica?
"O choro da cólica é característico: é forte, inconsolável, intermitente e vem acompanhado de movimentos nas pernas. Pode ocorrer durante as mamadas e, geralmente, se concentra no final da tarde e começo da noite", alerta o pediatra Marcus Renato em reportagem do Minha Vida.
Saiba mais
Conheça 7 tipos de choro de bebê
Veja outros métodos de aliviar a cólica do bebê
Entenda sobre cólica e refluxo durante a amamentação