Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO Estado de São Paulo registrou mais uma morte por sarampo em 2019. Dessa vez, uma jovem de 25 anos de Franco da Rocha, região metropolitana da capital paulista, veio à óbito em decorrência da doença.
O falecimento foi divulgado nesta quarta-feira (23) por meio de um boletim da Secretaria Estadual da Saúde. Agora, já são 13 vítimas fatais apenas neste ano em SP. O Estado não tinha registros de morte por sarampo desde 1997.
Grupos de risco
De acordo com o órgão público, a mulher não tinha histórico de vacinação contra sarampo e possuía condições de risco. Por isso, não tinha recomendação para a imunização.
Os principais grupos de risco que não podem tomar a vacina são:
- Gestantes
- Bebês menores de 6 meses
- Pessoas com doenças crônicas (como hipertensão, Aids, câncer, diabetes)
- Pessoas com doenças autoimunes (como lúpus, esclerose, artrite reumatoide)
Quem deve tomar a vacina do sarampo
- Bebês de 6 meses a 1 ano incompleto: imunização extra, chamada "dose zero"
- Bebês dos 12 meses: dose da vacina tríplice viral
- Bebês dos 15 meses: dose da vacina tetravalente
- De 15 meses a 29 anos: duas doses da vacina tríplice viral
- De 30 a 59 anos: dose da vacina tríplice viral
Se você se encaixa em um dos grupos acima e não lembra se tomou as doses corretas, se elas não estão marcadas na carteira de vacinação ou se perdeu a carteirinha, dirija-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para regularizar sua situação.
Adultos com idade a partir dos 60 anos não precisam se vacinar, pois provavelmente já tiveram contato com o sarampo no passado.
Campanha de vacinação
No total, 9.768 casos de sarampo foram confirmados neste ano no Estado de São Paulo. Para combater a doença, o governo tem lançado campanhas de vacinação para imunizar gratuitamente a população.
A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que estará vigente até o final de novembro, tem como público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos de idade que ainda não foram imunizadas.
Já entre os dias 18 e 30 de novembro, ocorre a segunda fase do programa, focada em vacinar jovens de 20 a 29 anos. Portanto, não deixe de aproveitar a oportunidade para garantir a imunização de toda a sua família.
Sintomas de sarampo
Os principais sintomas do sarampo são:
Ao verificar um desses sinais, procure imediatamente o pronto-socorro mais próximo.
Dúvidas sobre sarampo
Entenda quais são as reais causas do sarampo
Veja se quem já tomou a vacina de sarampo há anos corre perigo
Confira onde e como tomar a vacina tríplice viral