É especialista em temas relacionados a lifestyle, saúde e bem-estar, além de entusiasta da alimentação saudável sem neuras.
i
Jorge Fernando morreu na noite do último domingo (27), no Rio de Janeiro. Aos 64 anos, o ator e diretor da Globo estava internado no hospital CopaStar, em Copacabana, onde havia dado entrada poucas horas antes.
Em nota divulgada à imprensa, o centro médico informou que o artista faleceu devido a uma parada cardíaca "em decorrência de um aneurisma dissecante da aorta completa". Apesar dos esforços da equipe do hospital, não foi possível reverter o quadro.
Jorginho, como era chamado no meio artístico, realizou seu último trabalho na televisão ainda neste ano, como diretor e ator da novela das 19h "Verão 90". A produção marcou seu retorno oficial à TV, depois de passar dois anos afastado para se recuperar do AVC que sofreu em 2017.
Na página oficial do artista no Instagram, sua irmã, Maria Rebello, deixou um recado à todos os amigos e fãs do diretor e informou que o velório de Jorge Fernando será nesta terça-feira (29), no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, região central do Rio.
"Amigos, a dor tá imensa, ainda não acredito, de repente fiquei sozinha nessa jornada, meu amor, amigo, irmão fez sua passagem hoje! Meu amor e respeito será eterno! Te amo mano, obrigada por minha vida ao seu lado", escreveu ela.
A cerimônia acontece na Capela Ecumênica do local e será aberta ao público de 8h às 10h. Em seguida, das 10h às 13h, o velório estará restrito a familiares e amigos próximos de Jorge Fernando.
https://www.instagram.com/p/B4JtjSWhJH4/
Aneurisma aórtico
O aneurisma aórtico acontece quando uma área da aorta, maior artéria do corpo humano, fica aumentada por conta do enfraquecimento das paredes do vaso, por um trauma na região ou por alguma doença vascular. As causas exatas da doença são desconhecidas, mas há alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um aneurisma, como:
- Idade (ocorre mais frequentemente em pessoas acima dos 65 anos)
- Tabagismo
- Hipertensão
- Diagnóstico de aterosclerose
- Histórico familiar
- Infecções não tratadas
- Acidentes graves
- Problemas com válvulas do coração
Sintomas de dissecção aórtica
Geralmente, aneurismas da aorta crescem lentamente e não manifestam sintomas, tornando-os muito difíceis de detectar. A maioria das pessoas com essa doença não sentem os sinais, a menos que seja um caso de ruptura ou dissecção (quando uma camada da parede da artéria se descola da outra e o sangue passa entre as duas), como foi o caso de Jorge Fernando. Quando isso acontece, os sintomas do aneurisma são:
- Dor aguda e repentina na parte superior das costas que irradia para baixo
- Dor no peito, queixo, pescoço ou nos braços
- Dificuldade para respirar
Por não ser fácil de ser reconhecido, o aneurisma aórtico só é diagnosticado com exames de imagem, como radiografia do tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Portanto, ao sentir qualquer um dos sintomas acima descritos, procure atendimento médico de emergência, pois a condição é potencialmente letal, podendo levar à morte rapidamente.
Mais sobre problemas cardiovasculares
Reconheça sete sinais inusitados para problemas cardíacos
Higiene bucal pode afetar diretamente a saúde do seu coração
Aterosclerose pode ser prevista por alterações da pressão arterial