Redatora de saúde e bem-estar, com foco na produção de reportagens sobre saúde mental e qualidade de vida.
Lesões na pele com descamação, vermelhidão, ardência e pele seca. Estes são alguns dos sintomas sentidos por quem sofre com a psoríase. Até hoje, não se descobriu uma causa específica para a doença, mas existem fatores que influenciam no quadro, como predisposição genética, fatores ambientais e correlação com o estilo de vida.
A psoríase é uma inflamação crônica da pele, não contagiosa, e que atinge muita gente. No Brasil, são 5 milhões de pessoas com a doença, segundo a ONG Psoríase Brasil. O tratamento, normalmente, é feito com medicação ou pomadas, mas há também alguns ?remédios? caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas que mais incomodam.
Alguns destes tratamentos terapêuticos incluem ingredientes que você pode encontrar em sua própria casa, como a aveia e óleos vegetais. Um banho calmante feito com esse cereal, por exemplo, pode aliviar uma irritação na pele e não tem qualquer contraindicação. Entenda:
Banho de aveia para psoríase
O banho de aveia é um excelente tratamento caseiro para psoríase. Ele pode ser efetivo para aliviar sintomas como vermelhidão e ardência, pois a aveia possui propriedades calmantes e funciona como um método terapêutico, de acordo com a dermatologista Adriana Leite.
Para fazer em casa, você precisa de:
- Aveia moída
- Água quente
Modo de preparo:
Coloque a aveia na água e esquente a mistura no fogo por um período curto. Depois, espere esfriar, separe a aveia da água, molhe o algodão na solução e passe na pele inflamada.
Além da aveia, que é eficiente para acalmar a pele irritada, existem outros ingredientes caseiros e naturais que também podem ajudar nos quadros de pacientes com psoríase.
Tratamentos caseiros para psoríase
O diagnóstico da psoríase é feito por um dermatologista que vai indicar o melhor tratamento para cada caso. Normalmente, isso pode ser feito com ajuda de pomadas e cremes, medicamentos ou fototerapia.
Entretanto, existem alguns produtos naturais além da aveia que podem trazer alívios aos sintomas da doença, como a vermelhidão, ardência e pele ressecada.
A dermatologista Dra. Kaliandra Cainelli alerta que, apesar de ajudar a atenuar os efeitos da psoríase, estes tratamentos caseiros não têm comprovação científica e devem ser realizados sob consentimento médico, em conjunto com a medicação especificada.
Suco de Goji Berry
A Goji Berry é rica em vitamina C e antioxidantes, que estimulam o sistema imunológico. Assim, o suco dessa frutinha ajuda a combater a doença e ainda possui ação antiinflamatória.
Camomila
Uma compressa de chá de camomila na área afetada pela psoríase pode proporcionar efeito calmante e ainda alivia a coceira e o ardor. A camomila possui ação antiinflamatória e antioxidante, e atua sobre infecções na pele, cólicas, inchaço e outros problemas.
Vinagre de maçã
Assim como a camomila, o vinagre de maçã possui efeito calmante. Portanto, ele pode ser aplicado delicadamente na região afetada pela psoríase através de compressas ou algodão umedecido.
Alimentos ricos em betacaroteno e ômega 3
Alimentos ricos em betacaroteno, como tomate e cenoura, e ômega 3, como peixes, possuem ação antioxidante. Por isso, podem ajudar os portadores de psoríase. Os antioxidantes combatem os radicais livres que participam no processo de inflamação e, assim, ajudam a controlar a doença junto com a medicação prescrita.
Babosa
Com efeito calmante e hidratante, a babosa (aloe vera) ajuda a aliviar a coceira, ardor e vermelhidão das lesões da psoríase. Entretanto, deve-se ter cuidado ao aplicar o extrato diretamente na pele, pelo risco de toxicidade e dermatite de contato. A melhor forma é utilizar o produto manipulado por alguma farmácia e prescrito pelo dermatologista.
Óleo vegetais
Estes óleos possuem capacidade de reter água na pele, o que ajuda no tratamento contra a psoríase. Afinal, uma pele bem hidratada descama, coça e arde menos. Além disso, também ajuda na melhor penetração das pomadas tópicas para tratar a doença. Os óleos podem ser usados na finalização do banho, aumentando a emoliência da pele.
Os óleos vegetais recomendados pelas dermatologistas são:
- óleo de coco
- óleo de amêndoa
- óleo de copaíba
- óleo de rosa mosqueta
- óleo de semente de uva.
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença crônica autoimune e não contagiosa, que costuma afetar regiões como mãos, couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, unhas e até a região genital. A gravidade é variável e existem alguns tipos.
A psoríase vai e vem, mas existem alguns fatores que desencadeiam o surgimento das lesões, como estresse, infecções na pele e garganta, lesões na pele, variações climáticas, fumo, consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos, entre outras causas.
Cuidados essenciais para a psoríase
Além do tratamento prescrito pelo dermatologista, há alguns cuidados que o portador da doença precisa ter. A dermatologista Adriana Leite segue a linha da medicina integrativa, que cuida de vários aspectos do indivíduo. "Já que a psoríase é uma doença multifatorial, ou seja, que é causada por fatores genéticos e ambientais, seu tratamento também deve ser", afirma a especialista.
Dessa forma, os cuidados complementares no tratamento e controle da psoríase são:
Cuidar da saúde mental
"A maioria das pessoas que têm doenças cutâneas possuem a pele como espelho. Aquilo que ela sente se manifesta na pele", diz Adriana. O estresse, angústias e ansiedade são fatores que incitam o aparecimento das lesões. Por isso, a dica da dermatologista é valorizar o aspecto psicológico da doença e cuidar da saúde mental.
Evitar mexer nas lesões
A descamação e vermelhidão da psoríase causam desconforto e as pessoas tentam esconder isso. Ao tirar as casquinhas das lesões, elas sangram, ferem e existe um risco de infecção secundária no processo. Por isso, essa manipulação deve ser evitada.
Banhos mornos e sabonete neutro
O cuidado com a temperatura da água do banho é importante, por isso evite duchas quentes. Os banhos precisam ser rápidos e mornos, e os cuidados também se estendem ao uso do sabonete, que deve ser preferencialmente do tipo neutro.
Hidratação
Como já ressaltado, os óleos vegetais são grandes aliados para manter a hidratação e proteção da pele. Porém, evite os produtos com perfumes e cor, pois podem desencadear alergias. Outros ingredientes citados pela médica Adriana Leite foram calêndula e aloe vera, que possuem propriedades calmantes.
Exposição ao sol
Segundo a dermatologista Kaliandra Cainelli, só existe um remédio caseiro para psoríase comprovado cientificamente: a exposição ao Sol. Isso pode ser feito antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde. Os banhos de sol devem ser curtos, de cerca de 10 a 15 minutos, e têm ação antiinflamatória, inibindo a renovação das células da pele que está alterada na psoríase.
Como cuidar da psoríase?
Oito cuidados para evitar crises de psoríase
Aprenda a cuidar da psoríase no couro cabeludo
Psoríase: tratamentos envolvem uso de pomadas e terapia fotodinâmica