Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Diferente do que muitos imaginam, o vinho pode ser uma bebida que oferece diversos benefícios à saúde mesmo sendo uma bebida alcoólica. Porém, existe um tipo de vinho que pode ser mais saudável que os demais.
Essa variação acontece entre o vinho suave e o vinho seco, sendo este último o mais saudável. Segundo a nutricionista Maria Cláudia Santos, ele é mais saudável porque o vinho seco é preparado com uvas nobres. Entre as espécies mais comuns ela destaca: Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay.
"Na fabricação do vinho seco não há o acréscimo de açúcar durante o preparo. Dessa forma, o sabor levemente adocicado é conferido pelo açúcar da própria fruta, cerca de 3 gramas por litro", explica a nutricionista.
Por outro lado, o vinho suave é feito com uvas comuns, como a Niágara e a Concord. Ambas passam pelo processo de adição de açúcar na sua fabricação, com teores superiores a 20 gramas por litro.
Como escolher o vinho
Então, a sugestão da nutricionista é priorizar o consumo dos vinhos secos. A sugestão é ainda maior para pessoas que sofrem de diabetes, pois estas precisam gerenciar o consumo de açúcar.
Nesses casos, o nutrólogo José Marcelo Natividade recomenda que os pacientes com diabetes, mesmo optando pelo vinho seco, fiquem atentos aos níveis de açúcar das opções entre essa categoria. De acordo com ele, as melhores opções são: Tempranillo, Tannat e Tinto de Riojas.
Benefícios do VInho
Vinho reduz ansiedade, é antidepressivo e não é pelo álcool
Substância encontrada no vinho pode ajudar a emagrecer
Vinho pode ser eficaz contra o câncer de próstata