Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A história trágica do parto de uma mãe de apenas 25 anos na Nova Zelândia chamou atenção para os riscos da cesariana. A jovem Tammy Nathan-Belk acabou falecendo repentinamente, após passar por um parto cesariana de emergência no dia 27 de outubro.
Tammy já tinha três filhos com seu marido Troy Ruka, de 27 anos, e todos os partos aconteceram sem complicações. Quando a pequena Koraleigh nasceu de forma saudável, o casal imaginou que a experiência com sua quarta filha seria da mesma forma.
Porém, com o passar dos dias, Tammy começou a sentir dores abdominais muito fortes e, mesmo tomando os remédios recomendados pelos médicos, no décimo dia após o parto, seu estado de saúde piorou repentinamente.
"Ela estava com dores no estômago, então se consultou com seu médico local e recebeu analgésicos. Tudo aconteceu tão rápido a partir daí, ela estava em casa e de repente ficou agonizando. Troy chamou uma ambulância, mas ela morreu a caminho do hospital", contou a mãe de Tammy, Tania Belk, ao site Stuff.
Chegando no hospital, os médicos explicaram para a família que o corpo da jovem havia rejeitado os pontos internos da cesárea e, por isso, ela acabou desenvolvendo apendicite aguda. O caso ainda está sendo investigado pela equipe médica para entender se esta foi realmente a causa da morte ou se houve algum erro dos profissionais.
Riscos do parto cesariana
Por ser uma cirurgia de grande porte, o parto cesariana apresenta alguns riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Entenda quais são:
- Problemas decorrentes da anestesia (choque anafilático, queda brusca de pressão, e aspiração para o pulmão de comida/conteúdo do estômago se não tiver em jejum)
- Atonia uterina, ou seja, de que o útero não consiga contrair-se adequadamente e suficientemente a ponto de garantir um estancamento do sangramento
- Hemorragias, sangramento aumentado e até perda do útero por hemorragia uterina
- Embolia pulmonar ou embolia amniótica
- Infecções, principalmente nas mulheres que já têm alguma doença, defeitos da imunidade ou defesa do organismo, e nas que possuem mais tecido gorduroso
- Trombose
- Aderências de alças intestinais e bexiga no útero
- Dor no pós operatório, que leva a dificuldade de amamentação e cuidados com o bebê
- Nascimento prematuro, se o nascimento foi realizado antes de completar o termo (tempo certo do bebê nascer, que deve ser após 39 semanas)
- Desconforto respiratório para o bebê, com dificuldade de respirar ao nascer
Saiba mais sobre parto cesariana
Cesariana (parto cesárea) dói? Veja passo a passo
Parto normal e parto cesárea: entenda as diferenças
Cesariana humanizada existe e pede cuidados para se feita