Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iCientistas americanos desenvolveram um novo método contraceptivo que pode facilitar a vida das mulheres: uma pílula anticoncepcional que só precisa ser tomada uma vez ao mês. O intuito da descoberta é promover uma maior aderência ao tratamento pelas mulheres, uma vez que muitas esquecem de tomar a pílula de uso diário.
Os resultados iniciais do novo medicamento foram mostrados em um artigo publicado na revista Science Translational Medicine. Nele, os pesquisadores destacam que, no intervalo de 3 meses, entre 40 e 50% das mulheres esquecem pelo menos uma dose da pílula de diária. Portanto, a aderência poderia ser aumentada se a frequência da dose for diminuída.
Como funciona a pílula mensal?
A pílula formulada pelos cientistas se trata de uma cápsula gelatinosa, que permite a administração oral. Uma vez ingerida, ela é dissolvida no organismo e libera um polímero que se instala na parede do estômago, que fica responsável por liberar os hormônios num período de 3 semanas.
Por enquanto, a pesquisa foi realizada apenas em porcas. De acordo com o pesquisadores, o animal foi escolhido justamente por sua anatomia ser similar com o trato intestinal humano, mas com um metabolismo mais lento.
Neste primeiro momento, o time analisou os níveis de levonorgestrel (um tipo de progesterona sintética) que eram liberados pelo polímero ao longo do tempo e também o design do polímero para suportar o pH baixo do suco gástrico.
Agora, serão necessários estudos adicionais para testar a eficácia contraceptiva dessa forma de dosagem. Além disso, será preciso analisar como produzir uma pílula que funcione em humanos, com foco na seleção de materiais para melhor adaptação ao estômago e na liberação completa do medicamento no período desejado.
Benefícios da pílula mensal
Diante da descoberta, os pesquisadores ressaltam a importância dos métodos que reduzem a frequência de dosagem, uma vez que muitas mulheres esquecem de tomar as pílulas diárias. Dessa forma, um tipo de anticoncepcional de uso mensal aumentaria a eficácia do tratamento.
A pesquisa também afirma que este novo método pode beneficiar uma grande parte da população, principalmente os países de baixa renda, em que a medicação via oral é o único método contraceptivo acessível. Outros benefícios deste tipo de pílula são:
- Auto-administração
- Administração via oral
- Não haver necessidade de procedimentos clínicos para remoção
- Maior privacidade.
Vantagens e desvantagens das pílulas convencionais
A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres. Apesar de sua popularidade e acessibilidade, o medicamento possui algumas desvantagens em seu uso, como o risco de trombose e outros efeitos colaterais, como:
- Dor de cabeça
- Perda de libido
- Náuseas.
Além disso, existe uma série de efeitos adversos que podem acontecer quando a pílula não está adequada à paciente ou seu uso está sendo feito de maneira incorreta, como hemorragias, anemia, ausência de menstruação e ganho de peso.
Por outro lado, a pílula anticoncepcional possui uma série de vantagens que a tornam tão utilizada entre as mulheres. Dentre elas estão:
Entenda mais sobre pílulas anticoncepcionais
Entenda a composição da pílula anticoncepcional e como escolher a sua
6 coisas que toda mulher precisa saber sobre a pílula anticoncepcional
Escolha o contraceptivo que combina melhor com seu perfil