Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iPara quem tem algum problema de visão, como miopia ou astigmatismo, utilizar lentes de contato é um grande avanço. Não só em relação à correção visual, mas também por conta de fatores como praticidade, segurança, conforto, maior liberdade para realizar movimentos e até praticar atividades físicas ao ar livre.
Porém, após um período utilizando as lentes de contato, você pode sentir um ligeiro desconforto, com sinais1 como: visão embaçada; sensação de "areia" nos olhos; queimação e lacrimejamento; entre outros. Estes são indícios de ressecamento nos olhos e/ou do uso de lentes de contato.
A sensação surge quando as lágrimas não são suficientes - ou evaporam rápido demais - na hora de lubrificar os olhos. E algumas condições específicas podem piorar o ressecamento, viu?1
Por exemplo: você pode sentir um incômodo maior durante um voo, em ambientes com o ar-condicionado ligado, depois de trabalhar de frente para a tela do computador por longas horas, sem piscar, e até devido à poluição excessiva.
Para garantir mais conforto no dia a dia, é preciso entender o que está afetando a qualidade ou produção lacrimal. Por isso, ao notar os sintomas com alguma frequência, busque um oftalmologista.
Hidratando as lentes de contato
Como explicamos anteriormente, apesar de o ressecamento² incomodar bastante, é possível reverter a situação. Por isso, se você usa lentes de contato e deseja aliviar o desconforto, converse com o seu oftalmologista sobre a possibilidade de utilizar lubrificantes oculares.
A Bausch & Lomb conta com uma opção: trata-se do Renu Plus Gotas Lubrificantes e Umidificantes. Ele é indicado para uso junto às lentes de contato gelatinosas e proporciona mais conforto e visão clara.
A orientação, segundo o fabricante, é pingar de duas a três gotas em cada olho ao sentir que a visão está ficando embaçada ou desconfortável. O produto foi especialmente desenvolvido para ser utilizado por usuários de lentes de contato, por não acarretar a danificação das mesmas.
Para evitar maiores desconfortos com as lentes de contato, também é importante seguir algumas instruções de segurança:
- Não use as lentes de contato por períodos superiores a 10h sem uma orientação médica³
- Não utilize soro ou água boricada para limpar ou hidratar as lentes³
- Respeite o prazo de validade das lentes de contato³
- Higienizar e armazenar as lentes de contato com uma solução multiuso³.
A Solução Multiuso Renu Fresh concentra 6 benefícios em um único produto: remove impurezas; promove a desinfecção, eliminando fungos e bactérias; conserva o produto em condições ideias para uso; mantém o percentual de água das lentes; lubrifica e permite a movimentação das lentes nos olhos, com mais facilidade; e remove as proteínas que se aderem às lentes.
Converse com o seu oftalmologista para descobrir a melhor opção para você.
Referências:
1 - Mayo Clinic. Dry Eyes. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dry-eyes/symptoms-causes/syc-20371863. Acesso em: 10 de novembro de 2019.
2 - American Optometric Association. Dry Eye. Disponível em: https://www.aoa.org/patients-and-public/eye-and-vision-problems/glossary-of-eye-and-vision-conditions/dry-eye. Acesso em: 10 de novembro de 2019.
3 - César Lipener, Camila Baracat Mendina Ray. Sistemas atuais de cuidados e manutenção de lentes de contato. Arq. Bras Oftalmol. 2008;71(6 Supl):9-13. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/37708033.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2019.