Mudamos quatro vezes ao ano de estação. E, podemos observar que, a cada mudança nos sentimos diferentes, às vezes incomodados com o calor ou frio, ou bem acomodados.
De acordo com a Medicina Ayurveda, isso se dá por que somos seres únicos na Natureza e, com ela, nós interagimos a todo o momento, fazendo nosso organismo responder individualmente às temperaturas do ambiente.
Para amenizar efeitos de baixa ou alta temperatura, no
ayurveda utilizamos a Massagem Ayurveda ou Auto-Massagem, com óleos apropriados para cada dosha (código energético original individual) e óleos específicos as estação do ano.
Como, por exemplo, no inverno é muito recomendada a utilização de óleos nutritivos e quentes: óleos de gergelim
e rícino para massagem com pedras quentes, técnicas de vapor como swedana e pinda sweda - sempre com muito cuidado para não desarmonizar o dosha Vata.
Segundo a tradição milenar do Ayurveda, o Inverno pode ser Vata ou Kapha, dependendo do local onde a pessoa esta. Normalmente, em regiões litorâneas, o inverno é mais Kapha, pois é frio e úmido e, em regiões mais altas, como Campos de Jordão, interior de São Paulo, é mais frio e seco, tendo assim uma predominância Vata.
As pessoas com predominância de Vata, são as pessoas que sentem muito frio nesta época do ano necessitando tomar muita atenção, pois, possuem uma tendência a ficar com a pele mais seca e áspera, algumas vezes chegam a ficar até com prisão de ventre, insônia, aumento da ansiedade, dor de cabeça e resfriados sucessivos.
A alimentação no inverno é muito importante para manter o equilíbrio do organismo. Ela deverá ser mais nutritiva, quente e úmida, os alimentos devem ser de preferência cozidos, grelhados ou assados evitando-se sempre que possível o alimento cru. Os sabores doce, salgado e ácido, são altamente benéficos para Pitta e Vata e devem tomar muito cuidado os Kaphas no inverno, a alta ingestação de doces pode causar uma desarmonia ao Kapha.
Atenção, ainda, para o uso de café, pois pode trazer desarmonia de Vata. Os chás como erva doce, camomila, canela, gengibre são bem-vindos e poderão ser consumidos ao longo do dia, de preferência mornos com mel e limão. E, para combater a secura, deve-se ingerir bastante líquido. Roupas mais escuras mantêm mais a temperatura do organismo bem como, a utilização de pedras preciosas chamadas quentes, como metal ouro e procurar fazer exercícios diariamente para manter o corpo sempre acordado e disposto.
Erick Schulz é Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala & Vice Presidente da ABRA-Associação Brasileira de Ayurveda.
Para saber mais, acesse: www.naradeva.com.br
Tel: (11) 3862-7321
Ayurveda e o inverno
Cada estação reflete uma característica diferente em nós