Com experiência na cobertura de saúde, especializou-se no segmento de família, com foco em gravidez e maternidade.
Mudar a cor dos cabelos causa um grande impacto na imagem de uma pessoa. Por isso, fazer alterações definitivas pode assustar. Por ter a capacidade de cobrir a coloração dos fios por apenas um tempo, o tonalizante faz sucesso entre as mulheres.
Tonalizante é um produto que colore o cabelo deixando uma cobertura semi permanente, que sai aos poucos em até 2 meses. Além disso, para optar pelo produto, a pessoa deve ter poucos fios brancos, já que ele apenas "maquia" a estrutura do cabelo e não colore de fato.
"Caso a pessoa esteja com o cabelo muito claro e deseja retocar a raiz desse tom, não conseguirá, porque o tonalizante só é feito para escurecer ou deixar no mesmo tom", explica Gabi Balan, do TP Beauty Lounge.
Ao contrário das tinturas comuns, o tonalizante não possui amônia em sua composição, o que faz com que seja menos agressivo aos fios. A ação da amônia é o que faz com que as tintas convencionais promovam uma mudança radical de cor, como de morena para loira.
Por isso, de acordo com a hairstylist Claudia Pavin, o tonalizante é usado para realçar a cor natural ou artificial dos cabelos, dar o tom desejado em cabelos loiros ou corrigir tons indesejados.
"Os pigmentos mais utilizados para tonalizantes são marrons, castanhos e vermelhos. Os loiros não clareiam, apenas provocam um aspecto de sombreamento", explica a visagista e hairstylist Rosângela Rocha, proprietária do Maison Rocha. Também é possível encontrar o produto com cores fantasia, como rosa, azul e roxo.
Como passar tonalizante
Antes de usar o produto, é importante escolher uma marca de qualidade. "Geralmente, produtos enriquecidos com aminoácidos e ativos para o tratamento dos fios são os mais indicados", ressalta Claudia.
Cada marca dá suas instruções de uso na embalagem, mas, em geral, é necessário aplicar nos cabelos limpos, estejam eles secos ou molhados. Também não é necessário descolorir as mechas antes, já que há a opção de apenas realçar a cor natural ou mudar o tom da tintura.
Quem não pode usar tonalizante
Apesar de ser menos nocivo que a tintura, o tonalizante pode causar alergias em crianças, que ainda não têm o manto hidrolipídico do couro cabeludo desenvolvido. Por isso, recomenda-se que só utilizem o produto após os 12 anos.
Já as grávidas dependem da recomendação do médico. "Normalmente, a partir do terceiro ou quarto mês, já se pode usar. Mas existem colorações sem amônia e com cobertura total do branco, que podem ser utilizados por grávidas", finaliza a hairstylist Rosângela Rocha.