Anaisa Raddo, do Fleury Medicina e Saúde, é médica dermatologista desde 2017, possui especializações em Tricologia e Cir...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Durante os dias mais quentes, é difícil não cogitar se refrescar em uma piscina, não é mesmo? No entanto, mesmo com a vontade de aliviar o calor, para alguns, surge a preocupação: a água da piscina faz mal para o cabelo descolorido? De acordo com Anaisa Raddo, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, depende do método de tratamento da água.
“Geralmente, piscinas que recebem adições de produtos químicos, como cloro e sulfato de cobre, para controle da proliferação bacteriana e de algas, podem causar danos aos cabelos descoloridos. Piscinas com tratamento feito, exclusivamente, por ozônio, não causam alterações nos fios”.
Leia também: Ficar muito tempo sem lavar o cabelo pode levar a infecções no couro cabeludo
Como a água da piscina afeta os cabelos descoloridos?
A água da piscina tende a danificar fios loiros graças aos produtos químicos adicionados ao seu tratamento. O cloro causa ressecamento e pode deixar o cabelo com uma textura mais áspera e de difícil penteabilidade.
Já o sulfato de cobre, também utilizado no tratamento da água, pode penetrar nos fios e causar alteração da coloração das hastes capilares, deixando o cabelo esverdeado. “Esse processo é mais significativo e visível em fios descoloridos quimicamente, devido a abertura das cutículas e pela alteração estrutural que o fio sofre”, explica a dermatologista.
Leia também: Como clarear os cabelos de forma natural? Conheça 4 ingredientes!
Como proteger o cabelo da água da piscina?
Alguns hábitos simples podem minimizar os impactos causados pela água da piscina em cabelos descoloridos. Dentre os principais, Anaisa Raddo lista:
1 - Deixar o cabelo se recuperar
É fundamental evitar entrar em piscinas nas primeiras duas semanas após tratamentos químicos capilares, em especial, a descoloração.
2 - Manter os fios hidratados
Segundo a especialista, os produtos usados para hidratação capilar costumam se depositar nos fios, diminuindo, assim, a penetração das demais substâncias externas que afetam os fios negativamente, como o sulfato de cobre.
3 - Proteger os fios
Antes de entrar na piscina, é recomendado molhar os cabelos e aplicar um produto para “selamento” dos fios. Com o cabelo protegido por creme, leave-in, óleos capilares ou condicionador, o contato da haste capilar com os produtos químicos da água diminui.
“Caso a piscina seja descoberta, é fundamental a proteção solar das hastes e do couro cabeludo com protetores solares e chapéus ou bonés. Assim que sair da piscina, é essencial lavar os fios com água mineral”, finaliza a dermatologista.
Saiba mais: Cabelo verde de piscina: como resolver?