Médico oftalmologista coordenador do serviço de oftalmologia do Hospital PUC-Campinas e professor da Faculdade de Medici...
iPráticas para quem não gosta de usar óculos ou deseja maior liberdade de movimento ao praticar um esporte, as lentes de contato são escolha de muitas pessoas. No entanto, é preciso saber higienizá-las e armazená-las corretamente, afinal, o descuido pode danificar as lentes de contato e até mesmo causar prejuízo aos olhos.
Durante o Minha Vida Ao Vivo, patrocinado pela Bausch+Lomb, o oftalmologista Marcelo Vicente de Andrade Sobrinho esclareceu diversas dúvidas sobre como cuidar das lentes de contato. Confira as principais perguntas ou assista ao vídeo na íntegra clicando aqui.
Minha Vida: As lentes de contato são seguras?
Marcelo Sobrinho: Sim, são seguras. Contudo, a adaptação às lentes de contato deve ser feita por um oftalmologista e o paciente deve cuidar de suas lentes, seguindo as instruções de uso e limpeza.
Minha Vida: O que acontece se o usuário ultrapassa o tempo de uso da lente de contato?
Marcelo Sobrinho: A lente é programada para troca pelo fabricante. Se o paciente acaba ultrapassando o tempo de uso, ela pode perder as suas características, como sua curva e a transmissão de oxigênio, e pode acabar fazendo mal para os olhos.
Minha Vida: Como higienizar essas lentes de contato com segurança?
Marcelo Sobrinho: Hoje existe o que a gente chama de solução multiuso. É uma solução que faz várias coisas para manter as melhores condições da lente de contato e para que o paciente a use com segurança: ela limpa, desinfeta, conserva, hidrata, lubrifica e remove proteínas.
Minha Vida: A solução multiuso não devolve a curvatura das lentes de contato, correto? Caso a validade expire, a recomendação continua sendo trocá-la?
Marcelo Sobrinho: Correto. Quando o paciente faz a adaptação das lentes de contato, o oftalmologista informa que será necessário trocar essa lente após 30 dias contando sua 1ª utilização. É muito importante que o paciente obedeça à recomendação rigidamente para não ter problemas com a lente de contato.
Minha Vida: Sobre as soluções multiuso: como é feita a higienização das lentes de contato no dia a dia?
Marcelo Sobrinho: É preciso limpar a lente de contato depois de retirá-la, e essa limpeza tem a finalidade de remover as impurezas. A solução multiuso também faz a desinfecção, ou seja, ela retira os micro-organismos, fungos e bactérias.
Além disso, a solução multiuso faz a conservação da lente de contato para que ela mantenha suas características, como a hidratação, pois a lente de contato, especialmente a gelatinosa, tem um conteúdo alto de água. A solução multiuso também ajuda a lubrificar a lente de contato, pois uma lente lubrificada proporciona um menor atrito com o olho.
Outro ponto é que a solução multiuso ajuda a remover as proteínas. É preciso retirar as proteínas, pois elas podem grudar na superfície da lente e provocar alergias oculares. Podem, inclusive, causar uma alergia tão forte - a conjuntivite papilar gigante - que alguns pacientes não conseguem mais usar lentes de contato.
Minha Vida: A solução multiuso em que a lente de contato fica armazenada faz mal aos olhos? É preciso enxaguar a lente em soro fisiológico antes de usá-la?
Marcelo Sobrinho: A solução multiuso não faz mal aos olhos, pelo contrário: ela ajuda a evitar complicações pelo uso de lentes de contato, como infecções ou úlceras. Na hora de usar a lente de contato não é aconselhável e nem necessário enxaguá-la com soro fisiológico. A solução multiuso basta.
Clique aqui e assista a live na íntegra e tire suas dúvidas sobre como cuidar das lentes de contato.
© 2020 Bausch & Lomb Incorporated ou suas afiliadas. ® Bausch & Lomb é uma marca registrada da Bausch & Lomb Incorporated ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização de BL Indústria Ótica Ltda. SAC 0800 702 6464 - sac@bausch.com - www.bausch.com.br - Fev/2020.