É especialista em temas relacionados a lifestyle, saúde e bem-estar, além de entusiasta da alimentação saudável sem neuras.
iNa manhã desta segunda-feira (02), a influencer digital Rafa Kalimann deu um susto em seus colegas de confinamento do Big Brother Brasil 20. Depois de ficar ausente do programa por algumas horas, a mineira acabou revelando o motivo inusitado de seu sumiço: ela precisou passar por uma cirurgia de urgência.
Em conversa com outros participantes da atração, ela explicou que teve de fazer às pressas um procedimento bucal para tratar um abscesso dentário e ainda passou por um tratamento de canal. Tudo isso após sentir uma forte dor de dente na hora de dormir.
Recuperada do procedimento, Rafa contou que foi atendida por um profissional dentro da casa do BBB e precisou ser submetida à anestesia para encarar a cirurgia. Segundo a brother, foi diagnosticado um abscesso dentário na parte inferior de sua boca e um tratamento de canal foi realizado na parte de cima.
Saiba mais: Veja se remédios caseiros para dor de dente funcionam mesmo
"Eles me viram chorando de dor na cama. Não tinha lado para dormir", disse a influencer ao ser questionada sobre o motivo do procedimento. A dor intensa e repentina na boca, na verdade, é um dos principais sinais de alerta do abscesso e deve ser relatada para um profissional habilitado o mais rápido possível. Saiba mais:
Causas e sintomas de abscesso dentário
Um abscesso dentário nada mais é que o acúmulo de pus na raiz do dente devido a uma infecção bacteriana. O problema pode ocorrer em diferentes regiões da boca e por diversas razões. De acordo com João Paulo Tanganeli, cirurgião dentista do Instituto Tanganeli, há três tipos de abscessos dentários:
- Abscesso pericoronário: quando o dente está nascendo ou nasceu parcialmente e a gengiva ainda está cobrindo parte dele. Se acontecer uma contaminação ali, pode haver o surgimento de um abscesso
- Abscesso periodontal: quando a infecção ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente, como quando um pedaço de alimento fica preso e não é devidamente removido na escovação
- Abscesso periapical: ocorre na ponta da raiz dentária, geralmente provocado por uma cárie não tratada ou uma infiltração bacteriana em um tratamento prévio de cárie.
Além da dor local, que pode ir se instalando aos poucos ou surgir subitamente, outro sinal importante da presença de um abscesso na boca é a sensação de dente "aumentado".
"Como há tecidos contaminados em expansão lá na ponta da raiz do dente, você tem a sensação de que o dente aumentou de tamanho. Na verdade, ele saiu um pouquinho para fora. Ao morder, a pessoa tem a impressão de que ele está mais alto que os outros. É aí que a dor começa", afirma o especialista.
Riscos de não tratar um abscesso
Diante dos primeiros sintomas, João Paulo Tanganeli orienta que a pessoa procure ajuda de um especialista o mais rápido possível para receber um tratamento adequado. Caso o abscesso dentário não seja tratado adequadamente, o problema pode evoluir e oferecer alguns riscos para o paciente, como:
- Expansão da infecção para tecidos vizinhos (e até outras partes do corpo, como pescoço, nariz e ouvido)
- Osteomielite (infecção grave no osso)
- Infecção generalizada (especialmente em pacientes com imunidade baixa).
Normalmente, o tratamento de abscesso dentário envolve a drenagem de pus, uma cirurgia de canal e controle com antibióticos receitados apenas pelo especialista. O importante é ser atendido por um profissional capacitado e nunca se automedicar.
Como evitar o surgimento de abscesso
Para evitar o surgimento de um abscesso dentário, é muito importante estar em dia com sua saúde bucal. Algumas dicas de prevenção, segundo o cirurgião dentista João Paulo Tanganeli, incluem:
- Escovação diária dos dentes
- Uso de fio dental para remover restos de alimentos
- Visitar periodicamente um dentista
- Não usar palito de dente para remover objetos estranhos do dente