Especialista em produção de conteúdo nas áreas de ciência, esportes, saúde e alimentação.
Novo estudo do aplicativo Freeletics, de exercícios físicos e estilo de vida baseado em inteligência artificial, mapeou o comportamento de treino no mês das mulheres para entender como elas cuidam do próprio corpo quando se trata da prática de exercícios.
Isso tudo considerando principalmente a dupla jornada de trabalho feminina (fora e dentro de casa), que torna o cuidado com a saúde mental e física mais essencial ainda, assim como uma tarefa complexa de realizar.
Segundo os resultados da pesquisa, realizada com mulheres de todo o Brasil, quase 50% delas usam os exercícios para combater o estresse do dia-a-dia.
Atividades físicas contra estresse
- Musculação
- Caminhada
- Treino com peso corporal (tipo o treino funcional)
- Corrida
- Treino HIIT
- Ciclismo
- Yoga
- Esporte em grupo (como o futsal)
Investigando a relação das brasileiras com o exercício físico, o estudo descobriu também que a tradicional musculação é a modalidade preferida das brasileiras, praticada por 30,8% das entrevistadas. A segunda atividade que elas mais praticam é a caminhada, lembrada por 26% delas.
A maioria das pesquisadas prefere se exercitar na academia e em locais abertos. Além disso, 66,6% também gostam de ouvir conteúdos em áudio enquanto treinam. A média de tempo que elas treinam é de 3h55, por semana, ainda menor do que os homens (4h30).
Além disso, 65,4% acreditam que seguir influencers fitness nas redes sociais ajudam a motivar; 77,8% acreditam que se exercitar junto com outras pessoas também; e 82,4% que um personal trainer ajudaria a bater as metas fitness de forma mais eficiente.
Qual exercício é melhor para você?
6 exercícios que emagrecem mesmo quando a genética dificulta
Você faz exercício físico direto e não sabia; veja quais
30 maneiras divertidas de perder calorias sem academia