Médica Pediatra, pós-graduada em Nutrição Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com...
iRedatora das editorias de beleza, família e alimentação.
O leite materno é o alimento completo e perfeito para os bebês de até 6 meses de idade. Porém, depois do seu período de licença maternidade, muitas mães que trabalham fora não têm a mesma disponibilidade para o momento da amamentação.
Para que os bebês não precisem substituir o leite materno pela fórmula em pó ou outra alternativa menos recomendada, muitas mulheres armazenam o leite materno, após tirar manualmente ou com bomba.
Porém, muitas mães ainda não sabem como tirar o leite da melhor forma, como armazenar e até como esterilizar corretamente o recipiente. Pensando nisso, a pediatra Fernanda Catharino explicou o passo a passo para tirar, armazenar e descongelar o leite materno.
Passo a passo para tirar o leite
- Prenda os cabelos
- Use uma máscara
- Higienize as mãos com água e sabão e seque com toalha limpa
- Lave as mamas apenas com água corrente e seque com toalha limpa
- Massageie a mama com a ponta dos dedos
- Use a mão em "C" ou a bomba manual ou elétrica para ordenha direto no recipiente escolhido.
"Não aconselho ordenhar mais de 70 mL por recipiente", recomenda Fernanda. Caso você tenha excesso de lactação, é possível doar leite materno.
Como armazenar leite materno
Para armazenar o leite, a pediatra recomenda potes de vidro, de plástico BPA FREE ou saquinhos de plástico próprios para isso. Um exemplo é o da marca Lansinoh Brasil.
Depois de tirar o leite, anote no frasco ou saquinho a data da ordenha, feche e armazene no freezer. "O leite materno pode permanecer congelado em temperatura de -3 graus até 30 dias, a partir da data da ordenha. Caso fique na geladeira, o leite pode ficar até 12 horas", explica ela.
Como descongelar leite materno
Quando for descongelar o leite para dar ao bebê, o recipiente deve ser colocado em banho-maria e permanecer na água aquecida até o leite estar totalmente descongelado. "Nunca use o microondas", alerta a pediatra.
Higienização
Por fim, Fernanda enfatiza a importância de higienizar frequentemente os recipientes que o leite materno for armazenado. "Para esterilizar os recipientes, lave com sabão e água corrente e jogue água fervendo nos mesmos", completa a médica.