Redatora de saúde e bem-estar, com foco na produção de reportagens sobre saúde mental e qualidade de vida.
A principal forma de prevenção contra o novo coronavírus é a higiene pessoal - o que inclui lavar as mãos frequentemente e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz com as mãos sujas.
Para além do uso de álcool em gel, que também é recomendado pelas autoridades de saúde, existem outros produtos que também ajudam a desinfetar o ambiente, as mãos e itens pessoais, como celular e roupas.
Agora que a população precisa ficar em casa para diminuir a transmissão do vírus, é importante se atentar às formas de higienização geral. Principalmente, se você ou alguém que mora com você precisa sair e ir a algum lugar público.
Limpeza da casa na pandemia
De acordo com uma nota da Anvisa, os produtos de limpeza para desinfetar ambientes são aliados no combate à COVID-19. O documento também diz que é preferível o uso de produtos classificados como "Água Sanitária" e "Desinfetante para Uso Geral".
Para este fim, são indicados produtos como:
- Álcool gel (produzido à base de etanol e em concentração de 70%)
- Desinfetantes à base de cloro
- Água sanitária à base de hipoclorito de sódio
- Desinfetantes à base de álcool
- Desinfetantes à base de ácido peracético
- Desinfetantes e água sanitária à base de quaternários de amônia
- Desinfetantes à base de fenólicos
- Detergente neutro
- Sabão.
Para higienizar superfícies, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda ainda utilizar uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água. Também é importante verificar se o produto é regularizado, conferindo se a embalagem possui rótulo com o número de registro na Anvisa ou de notificação.
Estes produtos devem ser usados para limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios e objetos (chão, superfícies de móveis, maçanetas, corrimão, interruptores de luz, etc) - locais onde os vírus pode estar presente.
Para conseguir o efeito esperado, é preciso seguir as instruções contidas no rótulo de cada produto quanto à forma de uso, cuidados e equipamentos necessários para sua aplicação. Além disso, manter o ambiente bem ventilado é outra medida de prevenção contra a COVID-19.
Higiene pessoal contra COVID-19
A Sociedade Brasileira de Infectologia também divulgou uma lista de dicas de prevenção contra o novo coronavírus, tanto para a população geral, quanto para profissionais da saúde.
Nela, a principal orientação é lavar as mãos com frequência, principalmente após frequentar lugares públicos ou assoar nariz, tossir ou espirrar. Entretanto, para a lavagem ser eficaz, é preciso que a higienização seja feita de forma correta.
Entre as indicações para limpar devidamente as mãos está:
- Lavar as mãos com sabão e água por 40 a 60 segundos
- Higienizar as mãos com álcool em gel 70% por 20 a 30 segundos.
Além do tempo, é preciso atentar-se à toda a extensão da mão, dedos e pulso. Veja aqui o passo a passo de como lavar as mãos corretamente.
Apesar do álcool em gel ser um grande aliado no combate ao vírus, a recomendação dos dermatologistas é de utilizá-lo apenas quando estiver fora de casa, sem poder lavar as mãos, uma vez que ele pode ressecar a pele.
Como higienizar o celular
Muitas pessoas pensam na higiene pessoal e da casa, mas esquecem de desinfetar o celular, que está constantemente no bolso e em cima de superfícies. Neste quesito, a Sociedade Brasileira de Infectologia sugere que se utilize álcool isopropílico 70%. Veja como limpar o aparelho:
- Desligue o celular e tire-o da tomada
- Para higienizar a tela, utilize panos macios umedecidos com álcool isopropílico comconcentração de 70% (não confunda com álcool gel 70%), sempre com movimentos suaves
- Evite umidade nas aberturas do aparelho, incluindo a porta de carregamento, a entrada do fone de ouvido, microfones e alto falantes
- Não esqueça de limpar a capinha do celular também.
Como higienizar roupas
Outro item importante que merece atenção na hora da limpeza são as roupas, especialmente aquelas usadas para sair de casa. Sobre isso, a Sociedade Brasileira de Infectologia afirma que podem ser utilizados detergentes comuns (como o sabão em pó).
Caso não possa fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos plásticos até que seja possível lavá-las. E não esqueça de lavar as mãos antes e depois de manusear estes itens.
Orientações gerais
A Anvisa ainda adverte sobre o compartilhamento de informações via redes sociais, como "dicas" de uso de substâncias químicas para a produção caseira de produtos saneantes. Além de não haver comprovação de eficácia, podem apresentar risco de queimaduras, intoxicação e irritações.
Apesar de ainda não haver testes de produtos com ação contra o SARS-CoV-2, a agência afirma que "os saneantes testados para microrganismos mais resistentes são bons instrumentos para combater a proliferação do novo vírus".
Dúvidas sobre o novo coronavírus
Vitamina D pode ajudar a prevenir contágio pelo coronavírus?
Como se transmite coronavírus: 4 situações para ter atenção
Sintomas de coronavírus: veja quais são os primeiros sinais