Médico oftalmologista coordenador do serviço de oftalmologia do Hospital PUC-Campinas e professor da Faculdade de Medici...
iVocê sabia que, atualmente, existem lentes de contato de diferentes tipos, materiais e funcionalidades? É possível encontrar lentes rígidas ou gelatinosas, de descarte diário ou troca programada e até aquelas que resolvem erros refrativos como miopia e astigmatismo.
Porém, com o aumento das possibilidades de uso, também é preciso entender como cuidar das lentes de contato da melhor forma, evitando desgaste e complicações oculares. Para esclarecer quais são essas precauções, o oftalmologista Marcelo Sobrinho, em parceria com o laboratório Bausch+Lomb, conversou com o Minha Vida e deu dicas sobre como cuidar das lentes de contato da maneira correta.
Confira a entrevista abaixo!
Minha Vida: Existe uma categoria de produtos para o cuidado das lentes de contato?
Marcelo Sobrinho: Sim! Essa categoria existe há alguns anos e se chama soluções multiuso. O produto, como o próprio nome já diz, cumpre várias coisas em relação aos cuidados com as lentes de contato.
Minha Vida: Quais são os benefícios que a solução multiuso proporciona para as lentes de contato e para seu usuário?
Marcelo Sobrinho: Na verdade, as lentes de contato são muito seguras, mas desde que sejam bem usadas e bem cuidadas. Então, o que a solução multiuso faz? Ela limpa as lentes de contato, ou seja, tira as impurezas; desinfeta, eliminando os micro-organismos, como bactérias, fungos e outros.
O produto também faz a conservação e hidrata, isso porque as lentes, principalmente as gelatinosas, têm elevada quantidade de água em sua composição. Isto é, as lentes precisam se manter hidratadas e a solução proporciona isso.
A solução multiuso ainda facilita a lubrificação, e isso é importante para que a pálpebra não fique raspando na lente, causando uma sensação incômoda. Além disso, ela remove as proteínas que podem grudar nas lentes de contato, ou seja, ela faz seis coisas, basicamente. Para todos estes benefícios, você deve comprar a solução e deixar as lentes de contato imersas no produto pelo tempo previsto nas instruções de uso de cada uma delas. Existem no mercado algumas soluções multiuso com tempo de ação mínimo de 4 horas.
Minha Vida: Por que é importante que a solução multiuso retire essa proteína?
Marcelo Sobrinho: As lentes de contatos se posicionam na frente do olho, basicamente em volta do filme lacrimal. O filme é uma película que fica na frente da córnea e é extremamente fino; mede, mais ou menos, 10 micrômetros.
Mesmo sendo tão fino, o filme lacrimal tem muitos elementos, por exemplo, tem muitas proteínas. Para se ter uma ideia, a gente já identificou mais de 1.500 proteínas e algumas delas podem grudar na lente.
Quando a proteína gruda, pode estragar a lente fazendo com que ela passe a ter um tempo de uso menor. Isso porque pode desnaturar e a pálpebra, raspando na lente, pode ocasionar uma conjuntivite papilar gigante, que se dá na parte interna da pálpebra que também tem uma película conjuntiva.
Às vezes, os pacientes que desenvolvem essa conjuntivite não conseguem mais usar lentes de contato e isso é um grande problema. Então é importante que a solução multiuso ajude também a retirar as proteínas da superfície das lentes de contato.
Minha Vida: Para fazer a assepsia, pode-se utilizar água, saliva, água filtrada? Ou ela deve ser feita exatamente com a solução multiuso? O mesmo vale para a limpeza dos estojos de armazenamento?
Marcelo Sobrinho: Para limpar, guardar e conservar as lentes de contato deve-se usar a solução multiuso. O produto é o único que oferece segurança ao paciente, então nunca use água, saliva, soro fisiológico ou similares.
Geralmente o estojinho é esquecido pelo paciente, mas ele é muito importante! O estojo também deve ser limpo com a solução multiuso e trocado de vez em quando, pelo menos uma vez por mês, pois ele pode ser uma fonte de contaminação, então o paciente não pode esquecê-lo.
Minha Vida: O soro fisiológico não é indicado para a assepsia das lentes de contato e do estojo. Por quê?
Marcelo Sobrinho: O soro não foi desenvolvido para este fim. Ele foi pensado para outras coisas na área médica. O soro, por exemplo, não proporciona a limpeza contra os micro-organismos, então usando este produto o paciente está sujeito à infecção.
O soro não tira proteína, não remove as gorduras, ou seja, não limpa e não desinfeta as lentes. Então é extremamente importante que o paciente esteja bem orientado quanto a isto. O que tentamos fazer é que o paciente esteja protegido de infecções que podem advir do uso errado de produtos para lentes de contato.
Minha Vida: Tem uma forma certa de escolher a solução multiuso?
Marcelo Sobrinho: Sim! Na verdade, essa escolha vem no início de uso da lente de contato. Você vai ao oftalmologista, ele faz os exames completos nos olhos e quando ele detecta a necessidade de lentes de contato, já orienta qual solução é a mais indicada para aquele paciente.
O médico examina a córnea, a conjuntiva, o filme lacrimal e as pálpebras também. Então o especialista avalia e passa uma receita. E com ela o paciente vai na farmácia e pede aquela determinada solução. É importante lembrar que se seu oftalmologista indicou aquela solução, não troque. As soluções não são iguais entre as marcas.
O uso das lentes de contato é um processo dinâmico e a adaptação das lentes não acaba quando o paciente recebe as lentes no consultório. A adaptação continua! É importante que esse paciente retorne ao consultório do seu oftalmologista periodicamente para ver se está tudo bem ou se precisa mudar alguma coisa no uso daquela lente de contato.
Consulte as instruções de uso de cada marca/fabricante para utilização segura e maiores informações sobre as soluções multiuso para limpeza de lentes de contato. © 2020 Bausch & Lomb Incorporated ou suas afiliadas. ® Bausch & Lomb é uma marca registrada da Bausch & Lomb Incorporated ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização de BL Indústria Ótica Ltda. SAC 0800 702 6464 - sac@bausch.com - www.bausch.com.br - Abr/2020.