Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
De acordo com balanço recente divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil atingiu, nesta quinta-feira (21), o número de 20.047 mortes em decorrência do novo coronavírus. Em apenas 24 horas, a quantidade de óbitos registrados por COVID-19 foi de 1.188, atingindo um novo recorde de mortes pelo vírus no país.
O número de casos confirmados também apresentou crescimento, com 18.508 novas notificações, o que totaliza 310.087 casos de COVID-19 no Brasil. Esses dados representam um aumento de 6,3% de novas infecções registradas em apenas um dia. Os estados que tiveram o maior número de falecimentos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.
Uso de máscaras passa a ser obrigatório
A preocupação com o crescimento significativo de casos fez com que a Câmara dos Deputados aprovasse um projeto de lei na última terça-feira (19) que torna o uso de máscara obrigatório em locais públicos e privados de todo o país.
A proposta prevê uma multa, com valor definido de acordo com cada estado e município, para quem descumprir a medida. Para a população considerada vulnerável, nos locais em que o poder público não puder realizar a distribuição gratuita de máscaras, a multa não será cobrada.
O projeto incentiva ainda o uso de máscaras caseiras, desde que sejam seguidas as recomendações técnicas para a produção, indicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo do projeto é diminuir a propagação do novo coronavírus, já que o meio principal de contaminação ocorre através do contato com gotículas respiratórias emitidas pelo nariz e boca, partes que estariam protegidas com o uso de máscara. O texto agora segue para análise no Senado.
Como usar máscara corretamente
Em publicação nas redes sociais, o Hospital Albert Einstein, referência no atendimento aos pacientes com COVID-19, em São Paulo, compartilhou algumas dicas de uso da máscara:
- Antes de colocar a máscara, higienize adequadamente as mãos
- Coloque a máscara sobre o nariz e a boca, tomando cuidado para não deixar espaços entre a pele e a máscara
- Mesmo com a máscara, procure tossir ou espirrar sobre um lenço descartável
- Mantenha as mãos higienizados e evite tocar a máscara
- Troque a máscara quando ela estiver úmida
- Nunca reutilize uma máscara descartável
- Sempre remova a máscara pelas cordinhas e nunca toque na parte da frente, que cobre o rosto
- Quando for descartá-la, jogue-a em lixo com tampa e volte a higienizar as mãos.
Veja também
Entenda mais sobre o novo coronavírus
Saiba quem corre maior risco de infecção por coronavírus
Confira 15 maneiras de se proteger contra o coronavírus