Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é alopecia androgenética?
A alopecia androgenética é um tipo de calvície geneticamente determinada pela alteração no ciclo do cabelo. Ao longo do tempo, os fios vão ficando mais finos e curtos, o que torna o couro cabeludo mais ralo.
A principal causa dessa calvície é a condição genética, que se desenvolve já na adolescência. A tricologista Veridiana Abud explica que alopecia androgenética é a causa mais comum de queda de cabelos em homens (50% da população masculina).
Sintomas de alopecia androgenética
A calvície pode acometer tanto homens quanto mulheres, mas os sintomas são observados de formas diferentes em cada um.
Os sinais da doença costumam aparecer nos homens durante a puberdade e vão se intensificando ao longo dos anos. Nas mulheres, aparece mais tardiamente, por volta de 30 a 40 anos.
"Os homens vão perdendo os fios e se formam as entradas na cabeça. Já as mulheres passam primeiro pelo afinamento e rarefação dos fios para só depois ocorrer a queda", exemplifica a tricologista Veridiana, especialista da clínica For All Group.
Prevenção
Por se tratar de uma doença genética, não é possível prevenir esse tipo de calvície. No entanto, já existem tratamentos que ajudam a retardar os sinais causados pela alopecia androgenética. Confira os tratamentos no próximo tópico.
Tratamentos
Os tratamentos para alopecia androgenética têm como objetivo diminuir a progressão da doença e devem ser realizados precocemente para que as chances de melhora aumentem.
Segundo a dermatologista Mariana Chambarelli, os tratamentos da calvície vão desde orais e tópicos que ajudam na fase de crescimento e espessura dos fios, até procedimentos mais avançados que são realizados em consultório médico, como:
- Mesoterapia capilar
- LED
- Laser
- Microagulhamento robótico
- Terapia regenerativa.
Além disso, em casos mais avançados é possível avaliar a necessidade de transplante capilar. De qualquer forma, é fundamental o acompanhamento com um médico dermatologista que seja especializado em tricologia.
Fatores que pioram a alopecia androgenética
É válido também se atentar aos fatores que podem piorar a calvície, principalmente para quem tem predisposição à doença, como é o caso de quem tem a alopecia androgenética.
Os principais fatores que podem desencadear ou piorar a queda de cabelo são:
- Estresse
- Uso frequente de fontes térmicas, como chapinha e secador
- Tinturas e descolorante capilar
- Escova progressiva.
Fontes:
- Veridiana Abud, médica dermatologista e tricologista (CRM: 189327), especialista da clínica For All Group (SP)
- Mariana Chambarelli Neno, médica dermatologista (CRM/RJ: 5299190-2), especialista da clínica Chambarelli (RJ).