Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuem nunca sentiu aquela baita preguiça de sair da cama? Pois esse "momento" pode ser perfeito para começar a movimentar o corpo. Ao acordar, os músculos estão mais rígidos e toda a parte circulatória está fluindo de maneira diferente por ter passado várias horas na mesma posição. Por isso, fazer alguns exercícios ainda na cama pode ser bastante benéfico para a saúde.
Criar uma rotina de exercícios matinais ajuda a ativar o organismo com tranquilidade, preparando o corpo para mais um dia agitado. Além disso, realizar exercícios pela manhã promove a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, melhora o humor e ainda contribui na redução dos níveis de estresse.
"Não é necessário praticar exercícios de alta intensidade para obter benefícios. Na cama, é possível colocar em prática exercícios de alongamento, mobilidade, fortalecimento e meditação", orienta Stephanie Iara Heidorn, educadora física na Bodytech Company. Veja a seguir como você pode se exercitar antes de levantar.
Saiba mais: Aprenda a praticar mindfulness em casa
Exercícios rápidos
A educadora física Stephanie Iara Heidorn listou oito exercícios rápidos para fazer todos os dias ao acordar. Antes de praticá-los, é importante retirar o travesseiro para manter o alinhamento do corpo e proporcionar a sensação de estar em cima de um colchonete confortável.
A realização dos exercícios deve acontecer de maneira lenta e progressiva, afinal, a ideia é despertar e preparar o corpo para a jornada do dia. A prática não possui contra indicações, mas deve respeitar qualquer tipo de limitação física que você possuir. Confira:
1.Abrace as pernas contra o tronco e, mantenha a cabeça apoiada na cama. Sustente essa posição por 20 segundos.
2.Em seguida, abrace apenas uma das pernas e estenda a outra na cama. Imagine que quer alcançar algo com o pé que está apoiado. Fique nesta posição por 20 segundos e troque a perna, repetindo o tempo.
3.Passe um cinto ou uma faixa em um dos pés e estenda a perna para o teto, sentindo alongar a parte posterior da sua perna. Deixe a perna que está sem faixa flexionada ou estendida sobre a cama. Sustente por 20 segundos e troque a perna, repetindo processo.
6.Suba o seu tronco, abraçando as pernas, e desça estendendo os braços e pernas. Repita este movimento 10 vezes.
7.Apoie os pés na cama, com o joelho flexionado. Em seguida, suba e desça o quadril, mantendo pés, cabeça e ombros apoiados na cama. Faça o movimento 10 vezes.
8.Por fim, sentado na cama com os pés apoiados no chão, levante-se e sente-se novamente. Faça 10 repetições.
Exercícios em casa
9 dicas para manter a rotina de exercícios sem sair de casa
Exercício em casa: aprenda a fazer 10 opções de treino
4 exercícios usando uma vassoura para treinar em casa