Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Dores que persistem de quatro a seis semanas, inchaço nas juntas, rigidez nos movimentos, aumento de temperatura e algumas vezes vermelhidão ao redor das articulações1. Esses sintomas costumam ser os principais sinais de alerta para que alguém busque o médico reumatologista2, profissional responsável pelo tratamento das chamadas doenças reumáticas.
Este grupo de enfermidades, apesar de atingir aproximadamente 15 milhões de pessoas somente no Brasil3, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, ainda é cercado de mitos, que dificultam o diagnóstico e o tratamento dessas doenças que, por consequência, atrapalha a qualidade de vida do paciente.
Abaixo, reunimos e esclarecemos seis mitos sobre as doenças reumáticas fundamentais para entender mais sobre a doença!
1 - É correto chamar as doenças reumáticas de reumatismo?
Não. Os termos "doenças reumáticas" e "reumatismo" referem-se, sempre, a um grupo de doenças4 que acometem o aparelho locomotor, formado por ossos, articulações, músculos, ligamentos, tendões e cartilagens.
Atualmente, estima-se que existem 120 patologias que atingem a estrutura musculoesquelética e são classificadas como doenças reumáticas. Entre as mais comuns1 estão, por exemplo, a osteoartrite (artrose), artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose.
É de suma importância que médicos e pacientes conheçam essas enfermidades, uma vez que reduzi-las ao termo ?reumatismo? colabora para o entendimento e tratamento equivocado do problema, pois tira a particularidade de cada uma delas.
2 - Os sintomas da doenças reumáticas são iguais?
Apesar das manifestações primárias serem as dores persistentes ("dor nas juntas"), rigidez muscular, vermelhidão ao redor das articulações e inchaço nas juntas3, os sintomas variam de acordo com a doença em curso.
Além desses sinais, os próprios pacientes podem notar que outros movimentos do cotidiano tendem a ficar comprometidos em casos de doenças reumáticas, caso da dificuldade para realizar atividades simples, como escovar os dentes, pentear o cabelo ou calçar os sapatos; dificuldade para se levantar da cama1, entre outros.
3 - Somente a população idosa tem doenças reumáticas?
Contrariando o que muitas pessoas acreditam, as doenças reumáticas não atingem somente a terceira idade. Elas também podem se manifestar em crianças e jovens. Além disso, não é incomum ouvir que apenas mulheres estão sujeitas ao problema, mas os homens podem, sim, apresentar problemas reumáticos3.
4 - Todos os médicos podem diagnosticar e tratar essas doenças?
Ao notar um dos sintomas mencionados acima, o paciente pode procurar seu médico de confiança, mas após a descrição dos sintomas é muito provável que ele faça o encaminhamento para o reumatologista, profissional especializado em pesquisar, diagnosticar e tratar doenças reumáticas e inflamatórias2.
É fundamental buscar ajuda médica ao notar os incômodos persistentes, uma vez que o diagnóstico precoce impede o avanço da doença e o comprometimento da qualidade de vida do paciente.
Após a investigação completa de causas e sintomas, o reumatologista poderá prescrever um tratamento multidisciplinar, quando outros profissionais, como psicólogos e nutricionistas auxiliarão neste processo1.
5 - O frio piora as dores nas articulações?
Paciente com doenças reumáticas podem acreditar que o frio piora ou faz com que as dores nas articulações ataquem. Porém, cada doença pode provocar um sintoma e esses se manifestam em qualquer estação do ano. No frio, o que acontece é o aumento da sensibilidade das pessoas, o que aumenta a percepção da dor4.
6 - Exercícios físicos prejudicam as articulações?
Pelo contrário, os exercícios físicos1 fortalecem a musculatura, por isso podem ajudar pacientes com doenças reumáticas. É necessário, porém, que essas atividades sejam orientadas por educadores físicos ou fisioterapeutas.
Referências:
1 - Ministério da Saúde. Doenças reumáticas - doenças que podem atingir pessoas de todas as idades. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/doencas_reumaticas.pdf. Acesso em 01 de junho de 2020.
2 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Home. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/. Acesso em 01 de junho de 2020.
3 - Ministério da Saúde. 30/10 ? Dia Nacional de Luta do Paciente Reumático. Disponível em: https://bvs.saude.gov.br/ultimas-noticias/3079-30-10-dia-nacional-de-luta-do-paciente-reumatico. Acesso em 01 de junho de 2020.
4 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Perguntas frequentes. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/perguntas-frequentes/. Acesso em 01 de junho de 2020.