Redatora de saúde e bem-estar, com foco na produção de reportagens sobre saúde mental e qualidade de vida.
Talvez você, brasileiro(a), nunca tenha ouvido falar na palavra hygge (pronuncia-se "ruga") - que, em dinamarquês, significa algo semelhante a "bem-estar". Porém, esta expressão vem adquirindo outro significado recentemente, traduzindo um estilo de vida que se tornou o segredo da felicidade para o povo que considerado o mais feliz do mundo.
O termo, na verdade, pode ter um sentido único para cada pessoa. Para algumas, pode representar o hábito de sentar ao lado da família em um jantar a luz de velas. Para outros, pode significar ler um livro sozinho, debaixo dos cobertores. No fim, para entender melhor o conceito desta palavra, imagine uma situação em que você se sente totalmente confortável e relaxado: isto é hygge.
Segredo da felicidade
A Dinamarca ficou em primeiro lugar no ranking de felicidade elaborado pela ONU, que considera fatores econômicos, sociais e políticos. E essa posição foi conquistada mesmo com o país sendo uma nação que tem apenas 4 horas de sol diárias durante o inverno - o que faz boa parte da população passar muito tempo dentro de casa.
Nesse contexto, o conceito de hygge surgiu como um "remédio para a ansiedade de hoje", conforme explica Kayleigh Tanner, que escreve para o blog Hello Hygge. O estilo de vida "hygge", inclusive, foi indicado para entrar na lista de herança cultural intangível da Unesco - como forma de valorizar o bem-estar geral das pessoas.
"Com as crescentes pressões sociais e a importância cada vez maior do bem-estar, a ênfase da hygge na união e na igualdade pode trazer benefícios reais e tangíveis, não apenas ao povo dinamarquês, mas a qualquer pessoa que pratique esse ritual dinamarquês", declarou Meik Wiking, fundador e CEO do Instituto de Pesquisa da Felicidade, à agência Reuters.
Praticando hygge
A ideia principal de hygge é estar confortável, num ambiente acolhedor, seja o que for que estiver fazendo. Sabe aquele sentimento de estar "em casa", totalmente relaxado, protegido e esquecendo as preocupações da vida? É exatamente este o conceito de hygge.
Como o povo dinamarquês precisa enfrentar um inverno rigoroso, a prática de hygge se traduz em fazer algo acolhedor e aconchegante. Mas o conceito não é sobre a estação do ano ou simplesmente ficar em casa. Afinal, há cafés e restaurantes pelo mundo que adotaram o estilo hygge e construíram um ambiente mais acolhedor e íntimo para seus clientes.
Kayleigh Tanner, do blog Hello Hygge, dá algumas recomendações de como praticar hygge em sua própria casa e adotá-la como uma prática constante. Confira a seguir sete maneiras de incluir (e aproveitar) o conceito em seu lar:
Curta o cinema em casa
Uma sugestão de Kayleigh é recriar a experiência de um cinema na sua casa. Seja com amigos, sozinho ou com a família, o intuito é que o momento seja acolhedor. Por isso, pegue um cobertor quentinho e estoure uma pipoca para tornar a noite de cinema agradável e aconchegante.
Faça uma faxina
Você deve estar pensando: faxina não é algo agradável. Mas Kayleigh ressalta uma parte da limpeza que traz o sentimento de hygge, que é o controle da ansiedade. Ela destaca que a faxina pode trazer conforto e segurança, de que você está no controle da situação.
Por isso, um faxina "hyggelig" (adjetivo para o que é hygge) é fazer aquilo que te traz mais alívio, seja limpando o quintal, passando um aspirador na sala ou separando roupas para doar, por exemplo.
Cozinhe mais
Para alguns, cozinhar é um pesadelo. Já para outros, é um momento de prazer. Por isso, separe um tempo para você preparar uma refeição que goste ou até mesmo para experimentar uma nova receita. Este será o momento de colocar foco em preparar os ingredientes e esquecer todo o resto. A recompensa será uma refeição deliciosa.
Seja criativo
Outra dica para aplicar o hygge em casa é entrar em contato com seu lado mais criativo. Isto pode significar tocar um instrumento, fazer colagens, desenhos, pinturas ou aquarelas. Você, com certeza, deve ter algum material em sua casa, como pincéis, lápis ou revistas antigas. Explore seu lado criativo e veja sua arte tomando forma.
Exercite-se
Praticar exercícios é um bom modo de sacudir a desmotivação e o cansaço, seja com uma caminhada, corrida ou yoga. Você deve descobrir a atividade que mais te traz prazer e aplicá-la no seu cotidiano. Depois de definir o que fará, siga as dicas para manter uma rotina de exercícios em casa e não perder o ânimo.
Conecte-se com os outros
Hygge não é apenas sobre estar sozinho. O conceito também inclui estar entre amigos, familiares e cônjuges. A prática pode ser fazer uma festa em casa com seus amigos ou ir a um restaurante com seus familiares. Conectar-se e conversar com quem gostamos é uma maneira de trazer conforto para nossas vidas e praticar o hygge.
Cuide de si mesmo
Você precisa encontrar o que é hygge para si próprio (e o que te traz prazer). Talvez seja caminhar no parque, tomar um café da tarde, fazer uma meditação ou ainda ter uma sessão de cuidados com o cabelo. Tenha um momento na sua semana para se dedicar a si mesmo e entrar em contato consigo, como é praticado no mindfulness.
Uma dose de hygge, com certeza, te fará bem e trará mais bem-estar para seu cotidiano. Agora, é a hora de encontrar o que é hygge para você e como colocá-lo em prática no seu dia a dia.
Hábitos que trazem bem-estar
5 hábitos do dia a dia que ajudam a recuperar o bem-estar
7 dicas para combater o estresse de forma natural
Autoestima: significado, como aumentar e frases