Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença crônica dos pulmões. Apesar de ser uma condição respiratória frequente na população, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema. Abaixo você pode conferir alguns mitos que envolvem a doença e entender o que de fato é verdade.
A falta de ar é o único sintoma da DPOC
Mito. A falta de ar (dispneia) é um dos principais sintomas da DPOC, mas existem outros sinais para se observar, dentre eles o cansaço, a tosse persistente acompanhada de muco, infecções pulmonares e chiado.
Exercício físico agrava a DPOC
Mito. O exercício físico demonstrou ser seguro e benéfico para a maioria dos pacientes com DPOC. Fale com seu médico sobre os exercícios mais adequados para você¹.
A DPOC não acomete só pessoas idosas
Verdade. A DPOC pode apresentar sintomas iniciais por volta dos 40 anos, ou até antes, embora seja diagnosticada mais frequentemente em pacientes na faixa dos 50-60 anos de idade².
A pessoa com DPOC pode ter qualidade de vida
Verdade. É possível ter qualidade de vida mesmo com DPOC: um tratamento medicamentoso adequado e ajustes no estilo de vida podem ajudá-lo a alcançar a melhora da qualidade de vida.
Asma e DPOC são a mesma doença
Mito. Apesar de os sintomas serem parecidos, asma e DPOC não são a mesma doença. É importante fazer o diagnóstico correto para realizar o tratamento mais adequado para a condição clínica de cada pessoa.
Tabagismo é a única causa de DPOC
Mito. Apesar do tabagismo ser a principal causa, a exposição à fumaça, poeira, produtos químicos ou poluentes nocivos podem resultar no desenvolvimento da DPOC.
Referências
1. PROBST, V. et al. Effects of 2 Exercise Training Programs on Physical Activity in Daily Life in Patients With COPD. Respir Care, 56(11): 1799-1807, 2011.
2. VANDEVOORDE, J. et al. Early detection of COPD: A case finding study in general practice. Respir Med, 101(3): 525-530, 2007