Uma das maiores preocupações é com a aparência e, sem dúvida, o cabelo é uma das maiores preocupações e motivos de briga...
iOs meus cabelos estão caindo! Um dia você acorda e vê o seu travesseiro cheio de fios.
Quando os lava, então, a derrubada é maior. Aí bate o desespero: vou ficar careca? O que devo fazer?
No primeiro momento, há a necessidade de procurar informações sobre a alopecia ou queda de cabelo, como é mais conhecida, com um cabeleireiro de confiança e um dermatologista.
Porém, ouvir os dois profissionais é importante, pois verifica se o fator é simples (como a alergia a cosméticos), ou mais grave (como manifestações fisiológicas que ocorrem em indivíduos geneticamente predisposto. Um dos principais fatores para a alopecia é a hereditariedade que afeta, em particular, o público masculino. Nos casos das cabeleiras femininas, o problema se dá por motivos diversos como o stress capilar, causado pelo cansaço, nervosismo, problemas psíquicos.
Outro tipo de queda bem conhecida é o corte químico, causada por procedimentos como pinturas, permanentes e alisamentos feitos de maneira equivocada ou com produtos sem regulamentação.
A alopecia, em geral, não é só um desconforto, mas uma perda da auto-estima o que pode levar à depressão. Em homens, a doença é mais tolerada, mas não podemos confundir o que é uma perda natural de fios com o que é incomum.
Existem casos de combate à calvície com resultados excelentes. Às vezes, a má alimentação e mudanças bruscas do metabolismo, como a gravidez, lactação, cirurgias etc, podem ser uma dos fatores que causam perdas de proteínas, afetando o cabelo.
A denominada sintomática - por fatores contagiosos como, por exemplo, a famosa micose que é adquirida em praias, piscinas ou por pessoas infectadas, também leva à calvície. Neste caso, o tratamento é á base de medicamentos.
É interessante procurar um dermatologista que fará um diagnóstico completo com exames mais detalhados. Com os resultados em mãos, o médico indicará um tratamento simples - shampoos aos mais complexos, com medicamentos via oral.
Quando a queda é excessiva, deve-se evitar o uso de produtos químicos nas madeixas e observar se o problema é geral ou por regiões do couro cabeludo.
Mesmo o cabelo caindo, o corte nunca deve ser dispensado, pois o mesmo renova as cutículas e fortalece os fios.
Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para o cabelo.
Para saber mais, acesse: www.condor.ind.br