Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O papa emérito Bento XVI, responsável por liderar a igreja católica de 2005 a 2013, está com o estado de saúde delicado após ter desenvolvido uma doença infecciosa no rosto, conforme informações divulgadas pelo jornal alemão Passauer Neue Presse.
Em entrevista à imprensa, Peter Seewald, biógrafo do líder religioso, afirmou que o papa sofre com um quadro de erisipela no rosto, infecção bacteriana que é caracterizada por erupções na pele, vermelhidão, coceira e episódios de dor intensa.
"Sua capacidade intelectual e memória não foram afetadas, mas sua voz é quase inaudível no momento", descreveu Peter ao jornal local. De acordo com o veículo alemão, apesar do estado de saúde frágil, Bento XVI, que está com 93 anos, aparenta estar positivo e otimista.
Sintomas da erisipela
A erisipela é uma doença causada por bactérias que penetram no organismo humano por meio de uma "porta de entrada", geralmente provocada por ferimentos, frieira, micose, picada de insetos, ferimento cutâneo traumático e até manipulação inadequada das unhas.
Alguns dos principais sintomas da infecção são:
- Vermelhidão
- Edema (inchaço)
- Calor
- Dor no local acometido
- Febre
- Calafrios
- Mal-estar
- Gânglios aumentados
- Vômitos
Famosos com a doença
No Brasil, algumas personalidades da mídia também já sofreram com infecção por erisipela. Foi o caso da ex-dançarina do grupo "É o Tchan" Sheila Mello, internada em junho de 2019 após a evolução no quadro de saúde, recebendo tratamento com antibióticos para controlar a doença.
Bruno Covas, atual prefeito da cidade de São Paulo, também foi submetido a uma internação em outubro do ano passado após o diagnóstico de erisipela. O político precisou receber antibióticos e anti-inflamatórios por via intravenosa para o tratamento da doença.
Outras infecções associadas a erisipela
Síndrome do Choque Tóxico: sintomas, tratamentos e causas
Linfedema: o que é, tipos, causas e tratamento
Celulite infecciosa: entenda melhor qual o tratamento desse problema