Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
João Doria, governador do estado de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (12) que testou positivo para o novo coronavírus. A divulgação foi feita por meio de um vídeo postado nas redes sociais, onde o político afirmou que, apesar do diagnóstico, passa bem e não apresenta sintomas.
"Hoje, quarta-feira, acabei de receber o meu sexto teste da COVID-19 e este, infelizmente, foi positivo. Eu estou com coronavírus. Absolutamente assintomático, me sinto bem, vou para a minha casa", contou Doria na gravação.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por João Doria (@jdoriajr) em 12 de Ago, 2020 às 8:46 PDT
Doria, que foi um dos maiores defensores do isolamento social no país, estipulando o período de quarentena em São Paulo, afirmou que seguirá os protocolos médicos e dará continuidade no comando do governo, trabalhando remotamente de casa por 10 dias.
Importância do isolamento social
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior parte das pessoas infectadas pelo novo coronavírus são assintomáticas ou apresentam sintomas leves. Porém, apesar de não precisarem de cuidados médicos, esses grupos ainda possuem um alto potencial de transmissão, podendo contaminar um grande número de pessoas.
Nesse sentido, manter o distanciamento e isolamento social ainda é de extrema importância, mesmo com a reabertura gradual de comércios e empresas. Além de diminuir o número de contaminados, essa prática ajuda a proteger aqueles com o sistema imunológico mais fraco, como é o caso dos idosos e pessoas com doenças crônicas - considerados integrantes do grupo de risco do coronavírus.
Entenda mais sobre a importância do distanciamento social.
Proteção contra o coronavírus
Isolamento social: veja cuidados ao sair e voltar para casa
Higienização: qual é o jeito certo de lavar as mãos?
Sintomas de coronavírus: veja quais são os primeiros sinais