Algumas cenas picantes que vemos na televisão podem enganar a ideia que temos do sexo. Nem sempre ele vai ser gracioso, cheio de glamour ou mesmo "bonito". Na vida real, inclusive, muitos incidentes podem ocorrer durante a relação sexual - e alguns deles acontecem até mesmo com certa frequência.
Esses imprevistos não consistem apenas em situações já bastante conhecidas, como quando a camisinha estoura ou acontece algum barulho constrangedor na hora H. Há até mesmo casos de fratura peniana, algo raro e um tanto perigoso, mas nem de longe são todas as consequências que podem rolar na relação íntima.
Por conta disso, é importante estar preparado para todo tipo de acontecimento durante o sexo, sabendo levar algumas situações na brincadeira (quando possível) e também evitar algumas complicações. Confira a seguir a lista de acidentes mais comuns no sexo, de acordo com a sexóloga Livia Leite.
1 - Distensão muscular
De acordo com Livia, câimbras, torções e distensões musculares são alguns dos infortúnios físicos que podem acontecer durante uma relação sexual. "Principalmente quando transamos em posições diferentes das que estamos acostumados", acrescenta. Assim, é necessário respeitar os limites do corpo ao tentar inovar na cama para evitar uma "surpresa" dolorida.
Saiba mais: 15 posições sexuais do Kama Sutra para inovar na cama
2 - Sustos no banheiro
Água, sabão e azulejo: existe combinação mais escorregadia? Não à toa as fraturas são resultados frequentes no sexo durante o banho. Dependendo de onde e com quem estiver, pode até ser constrangedor ter que pedir ajuda, mas o importante é prezar pelo bem-estar físico de todos e, caso não haja consequências graves, levar a situação com humor.
3 - Quebra de objetos
Infelizmente, quebrar coisas pode ser uma consequência muito comum durante o sexo. Algumas das "vítimas" mais usuais na hora H acabam sendo cadeiras, porta-retratos, mesas de centro, copos, utensílios de vidro (cuidado com esses!) ou mesmo a cama, em alguns casos.
4 - Introdução de objetos na genitália
"Na hora da excitação, tem gente que pega qualquer coisa que estiver na frente e introduz nos genitais. Desde frutas e legumes, cabo de vassoura e outros itens inusitados. Acidentes com garrafa de vidro, por exemplo, são comuns e muito perigosos", esclarece Livia.
Para que não haja acidentes como consequência dessa prática, a especialista explica que é melhor dar preferência aos acessórios sexuais ou sex toys, que são feitos com materiais específicos para diminuição de danos - são flexíveis, ou que dificilmente se quebram, antialérgicos, atóxicos, menos porosos e de fácil limpeza e desinfecção.
5 - Hematomas
Mesmo no sexo visto como mais tradicional, na hora da empolgação, nem sempre damos atenção ao que está ao nosso redor. "Esbarramos em móveis, ponta de mesa, maçanetas, e, no dia seguinte, lá está o hematoma como lembrança do momento", afirma a psicóloga Livia Leite.
Saiba mais: Chupão: quando é bom, quais riscos pode trazer e como tirar
6 - Perda da excitação
A perda de excitação é comum e totalmente normal, já que um acidente ou algo fora do planejado pode inibir a resposta sexual. A mente fica em estado de alerta. Leva um tempo para diminuir a ansiedade e entrar no relaxamento que é propício ao sexo.
Lívia afirma que uma dose de bom humor ajuda a aliviar a tensão nessas horas. "Mas pode acontecer do parceiro ou parceira não sentir tesão por muitas horas depois. E tudo bem, não há problema em deixar para outro dia", reforça a especialista.
Como ter uma vida sexual saudável
Estudo revela 10 motivos da falta de sexo entre casais
11 razões que explicam por que sua vida sexual não está boa
O que é libido: veja como driblar a falta de desejo na cama