Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você sabia que 16% da população mundial sofre com prisão de ventre e que ela é mais comum em mulheres?1,2 Vários fatores contribuem para que isso aconteça no sexo feminino, já que culturalmente muitas são ensinadas desde pequenas a não usarem o banheiro fora de casa. Além disso, há questões hormonais2 - quem nunca sentiu teve prisão de ventre durante a TPM?
Mas calma: esse problema tem solução. Abaixo, listamos algumas medidas simples para você adotar no dia a dia que ajudam a aliviar esse desconforto. Confira!
Não ignore a vontade de ir ao banheiro: por questões sociais, muitas mulheres foram ensinadas que banheiro só se usa em casa. Quando se trata de prisão de ventre, isso é um grande problema, afinal, ignorar esses sinais de que o corpo dá de que é hora de evacuar pode causar um transtorno ainda maior, aumentando a prisão de ventre. Por isso, é importante sempre obedecer ao sinal do corpo para essa necessidade fisiológica tão básica3.
Pratique exercícios físicos aeróbicos: pode ser aquele que você mais gosta, mas até mesmo uma simples caminhada já ajuda a aliviar a prisão de ventre. Isso acontece porque a atividade física ajuda a estimular os movimentos peristálticos que promovem a evacuação, por isso é uma excelente aliada de mulheres que têm prisão de ventre3. Que tal incluir os exercícios físicos na rotina diária?
Consuma mais fibras: a dieta ocidental é pobre em fibras, mas são justamente as fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor, contribuindo para aliviar a prisão de ventre. E é bem fácil encontrar essas fibras tão benéficas na alimentação saudável: legumes, verduras, frutas - especialmente o mamão e a laranja, por exemplo - e as folhas são excelentes fontes de fibras que o nosso intestino precisa para funcionar melhor. Além disso, cereais integrais, como aveia, arroz integral e até mesmo sementes como a linhaça são excelentes fontes de fibra. Programe-se para consumi-los diariamente, pois são medidas simples de ajudar a mandar a constipação embora3,4.
Beba mais água: lembre-se: o consumo de fibras não é eficaz caso não haja o consumo adequado de líquidos durante todo o dia. Caso a mulher negligencie isso, é provável que a prisão de ventre inclusive se intensifique. Portanto, para não esquecer de beber cerca de 2 litros de água por dia, coloque um alarme no celular ou mantenha sempre uma garrafa de água perto de você. Sua saúde intestinal agradece!3,4
Relaxe: muitas vezes sequer percebemos que estamos tensas, não é? Mas o nosso estado emocional mais ansioso e preocupado pode afetar bastante o nosso intestino, contribuindo para a constipação intestinal. Por isso, invista diariamente em atividades relaxantes e que ajudam a aliviar o estresse5.
Outras alternativas: se as medidas de estilo de vida não forem suficientes, existem outras alternativas. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de incluir alternativas medicamentosas, como a Lactulona que é indicada para tratar os sintomas da constipação intestinal (prisão de ventre).
O medicamento restabelece o trânsito intestinal e não induz ao hábito. Para entender melhor, o remédio intensifica o acúmulo de água no bolo fecal, o que faz com que ele aumente e também fique mais amolecido, contribuindo para o restabelecimento da função regular do intestino5,6.
Referências:
1 - Mugie, S.M., Benninga, M. A., Di Lorenzo, C. Epidemiology of constipation in children and adults: A systematic review. Best Practice & Research Clinical Gastroenterology. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21382575. Acesso em: 15 de julho de 2020.
6 - Bula do produto. Lactulona. Daiichi Sankyo. Disponível em: https://www.lactulona.com.br/img/Lactulona_Bula_Paciente.pdf