Adriana Stavro é nutricionista funcional e fitoterapeuta, especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pel...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA prisão de ventre ocorre quando os resíduos de fezes se movem lentamente pelo trato digestivo, ficando duros e ressecados, podendo causar dor abdominal, esforço durante a evacuação, evacuação incompleta e duas ou menos evacuações por semana.
A maioria das pessoas consegue tratar a prisão de ventre apenas realizando mudanças na alimentação e no estilo de vida. É o caso da ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais integrais, oleaginosas e gorduras saudáveis.
Saiba mais: Conheça 11 causas pouco conhecidas da prisão de ventre
Qual o melhor lanche noturno para quem tem prisão de ventre?
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, uma colher de sopa de aveia com uma banana nanica amassada é a opção ideal de lanche noturno para quem possui prisão de ventre.
“A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis que podem ajudar a promover a regularidade intestinal. A banana contém fibras e triptofano, um aminoácido precursor da serotonina – neurotransmissor com efeito relaxante que contribui para diminuir o estresse e favorecer uma boa noite de sono", esclarece a especialista.
Para quem está se perguntando se banana, na verdade, não prende o intestino, isso depende do tipo da fruta. Enquanto bananas prata e maçã costumam dificultar a evacuação, a nanica ajuda a soltar.
Saiba mais: 6 medidas para aliviar a prisão de ventre em mulheres
Lanches noturnos para quem tem prisão de ventre
Embora a banana com aveia seja uma opção perfeita e reconfortante, há outras opções de alimentos leves e nutritivos que também podem servir como lanche noturno e contribuir para a melhora da prisão de ventre. São eles:
- Castanhas, nozes, amêndoas e castanhas-do-pará: estas oleaginosas são ricas em fibras e gorduras saudáveis que ajudam a promover a regularidade intestinal. Podem ser consumidas, aproximadamente, 30g uma hora antes de dormir.
- Iogurte natural com sementes de linhaça/chia: essa opção é perfeita pois, além de saborosa, conta com uma ótima fonte de probióticos, fibras e ômega-3, que ajudam a promover uma microbiota intestinal mais saudável. Pode ser consumida uma porção de iogurte com uma colher de sopa de sementes de linhaça ou chia.
- Pão integral com abacate: enquanto o pão integral fornece fibras, o abacate é rico em gorduras saudáveis e fibras solúveis, ambos promovendo a regularidade intestinal. Pode ser consumida uma fatia de pão integral (torrado ou não) com 30g de abacate amassado como cobertura.
- Smoothie de banana, maçã e mirtilos: essas três frutas ricas em fibras juntamente com 100ml de água de coco fornecem fibras, vitaminas e minerais essenciais para promover a saúde digestiva. Pode ser consumido um copo de 150ml de smoothie, evitando a adição de açúcares refinados.
Saiba mais: Prisão de ventre: 5 alimentos que podem favorecer a constipação intestinal
Alimentos para quem tem prisão de ventre EVITAR
No geral, quem possui prisão de ventre precisa evitar alimentos pobres em fibras, ricos em gorduras saturadas e laticínios em excesso, como:
- Fast food
- Bolachas recheadas
- Carnes gordurosas
- Frituras
- Queijos amarelos
- Pão branco
- Arroz branco
- Cereais açucarados
Segundo a nutricionista, a resposta de cada pessoa a estes alimentos pode variar e nem todos terão o mesmo efeito em todas as pessoas.
“Algumas condições médicas subjacentes também podem influenciar a maneira como o corpo responde aos alimentos. Por isso, é importante consultar um médico ou nutricionista para orientações personalizadas sobre dieta e manejo da prisão de ventre”, alerta a especialista.
Saiba mais: Você sabe o que piora a prisão de ventre?