Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
A gravidez é um período marcado por diversas mudanças no corpo e no organismo da mulher, o que pode levar a uma série de sintomas bastante comuns na gestação, como mal-estar, náusea, azia e outros.
E é justamente nesse período que a busca por soluções terapêuticas naturais acaba crescendo, junto com o risco de ingerir substâncias prejudiciais - e até mesmo letais - para o feto.
Dentre os tratamentos caseiros mais procurados para os sintomas de gravidez, está o consumo de chá verde, conhecido por ser um anti-inflamatório natural e rico em propriedades antioxidantes.
Contudo, a ingestão desta bebida durante a gravidez ainda é motivo de muito receio, tanto entre as gestantes quanto entre os médicos e especialistas. Por isso, entenda se o consumo do chá verde durante a gravidez é seguro e se há algum risco para o feto e para a gestante.
Benefícios do chá verde
O chá verde é conhecido, principalmente, por sua ação antioxidante e por possuir propriedades antimicrobianas que ajudam no combate de vírus e bactérias, além de ser um auxiliar no relaxamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, ajudar no controle da pressão arterial.
Por conta de sua ação antioxidante, o chá verde ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e na prevenção do diabetes gestacional.
Grávida pode tomar chá verde?
Apesar de não ser absolutamente proibido, existe um consenso entre a comunidade médica de que o chá verde deve ser evitado durante a gestação, pois, ainda que não seja considerado abortivo, ele é prejudicial à saúde da gestante e do bebê.
Flávia Torelli, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington, explica que o chá verde possui uma substância semelhante à cafeína (a teína), que é um estimulante químico e pode gerar excitação. As consequências são aceleramento dos batimentos cardíacos do feto e alterações no metabolismo.
A médica ainda alerta sobre os riscos da substância para a saúde da mulher durante a gravidez. "A teína irrita a mucosa gástrica, o que acaba intensificando a azia e a queimação, além de poder trazer o risco de anemia ferropriva, já que diminui a absorção de ferro pelo organismo da gestante", diz.
No entanto, por não existir estudos conclusivos sobre o consumo do chá verde na gravidez, há especialistas que não veem problema no consumo moderado da bebida no período gestacional com consentimento médico.
Cuidados com a alimentação na gravidez
Grávida pode tomar açaí?
Grávida pode tomar chá de gengibre?
Grávida pode tomar chá de boldo?