Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Neste domingo (13) a modelo Juju Salimeni usou suas redes sociais para relembrar de um período difícil de sua vida, quando enfrentou uma grande queda de cabelo causada por problemas ligados à depressão em meados de 2018.
O post foi compartilhado nos stories do Instagram enquanto ela recomendava produtos para queda e auxílio no crescimento dos fios. Foi quando ela mencionou sua experiência com a depressão e as suas consequências para a saúde capilar.
"Tive uma queda absurda de cabelo. Essa foto é do meu cabelo de dois anos atrás, perdi toda essa parte de cima", relatou Juju Salimeni.
A modelo já havia mencionado brevemente sobre a saúde de seu cabelo com relação a problemas emocionais explicando que nunca havia se aprofundado no assunto antes por ter sido uma experiência muito difícil.
"Depois de muito tempo me sinto confortável para mostrar e para falar. Já falei várias vezes para vocês que eu passei por uma queda de cabelo imensa, desesperadora, por causa de problemas emocionais, pela depressão. Toda essa minha parte de cima do cabelo caiu. Caía em mechas", explicou.
A apresentadora também contou que a queda dos fios afetou diretamente sua autoestima e, consequentemente, sua vida profissional.
"Foi uma época de muita tristeza. A mulher é muito ligada ao cabelo, o cabelo faz parte de oitenta por cento da autoestima da mulher", falou Salimeni, revelando que teve que fazer vários truques a fim de disfarçar as falhas no couro cabeludo causadas pela queda.
"Por muito tempo fiquei com cabelo curto, usava muito boné, fazia penteados que pudessem disfarçar. Meu cabeleireiro sempre colocava cabelo por dentro para dar volume, até aqui em cima. Tinha vários truques", contou a modelo.
Emocional e saúde capilar
Dentre os principais motivos da queda de cabelo e dificuldade de crescimento dos fios estão fatores emocionais, como excesso de estresse, ansiedade e depressão.
Isso porque sob situações de estresse e de desequilíbrio no sistema neuro-hormonal, o organismo acelera a produção de uma substância conhecida como estriol - que pode impedir a entrada de nutrientes na região capilar e impactar diretamente no crescimento dos fios.
Nesses casos é de suma importância que a pessoa procure ajuda e acompanhamento médico para diagnosticar e tratar efetivamente tanto o problema emocional quanto a queda de cabelo.
Juju Salimeni explicou que para conseguir retomar a vitalidade e saúde do cabelo precisou passar por um tratamento de dentro para fora, utilizando principalmente vitaminas capilares, além de diminuir a frequência de tratamentos e produtos químicos.
"Deixei ele respirar, descolori menos. Também não usei alongamento para não pesar. Mas eu realmente nunca mostrei para vocês como ficou naquela época", finalizou.