Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA pele do rosto pode nos dar sinais valiosos sobre como está nossa saúde. Afinal, algumas doenças sistêmicas podem demonstrar sintomas através da pele. É por isso que é importante observar se houve alguma mudança na textura da pele, bem como o fato de ela ser sempre oleosa, mas repentinamente passar a apresentar ressecamentos.
Veja abaixo alguns sinais que a pele dá sobre sua saúde e, quando necessário, procure um médico para esclarecimentos.
1 - Hipotireoidismo: condição da glândula tireoide em que são liberados menos hormônios do que o necessário, e que também pode afetar a pele, provocando ressecamento. Quem apresenta pele seca, além de sentir desânimo, cansaço, sonolência e lentidão - tanto física como mental - deve procurar um médico para investigar, já que esse problema pode estar acontecendo.
2 - Desequilíbrio hormonal: uma pele oleosa em excesso, bem como o surgimento de espinhas fora do normal pode indicar que há um desequilíbrio hormonal em curso, o que deve ser investigado por um médico. Estar de olho no comportamento da pele facial durante o ano ajuda a identificar algum sinal de alerta.
Até o problema ser resolvido, portanto, é importante adequar a rotina de skincare para a situação em curso. Quem tem pele seca e passou a apresentar oleosidade, por exemplo, precisa usar produtos para controlá-la até que a causa base seja resolvida.
Uma opção para esses casos em que a pele apresenta oleosidade é o Sabonete Facial Protex® Oil Control, pois ele proporciona mais equilíbrio, removendo o excesso de oleosidade, além de ajudar a eliminar a P. acnes, a bactéria responsável por causar cravos e espinhas.
3 - Estresse crônico: uma situação de estresse que perdura por muito tempo pode também manifestar sinais na pele. Quem já tem alguma alteração - como dermatite atópica, por exemplo -, pode ter uma crise justamente pelo estresse contínuo. Por isso, caso perceba alguma modificação, observe o que aconteceu nos dias ou meses que antecederam esse episódio.
4 - Doenças autoimunes: a psoríase, por exemplo, é uma doença autoimune que atinge a pele. Quando alguma lesão surgir, é importante consultar o médico para entender se há alguma questão de saúde por trás, e fazer o tratamento adequado quando for necessário.
5 - Alergias: a pele pode demonstrar que há um processo alérgico em curso, como no caso das urticárias ou alergia a algum produto ou alimento. Procurar um médico para identificar o motivo da alergia é importante tanto para evitar o contato com o agente causador como para saber a maneira correta de tratar caso ela volte a acontecer.