O que é triathlon
O triathlon é uma prática esportiva composta por três modalidades atléticas sequenciais e combinadas: natação, ciclismo e corrida; nessa ordem e sem interrupção entre uma e outra. Hoje o triathlon conta com inúmeras competições oficiais, atletas profissionais e é um esporte olímpico.
Como funciona uma competição de triathlon
O triathlon conta com algumas distâncias oficiais nas quais as competições são baseadas:
- Super sprint: é uma prova mais adequada a quem está começando a prática. A prova consiste em: 375 m de natação / 10 km de ciclismo / 2,5 km de corrida
- Sprint ou Short: 750 m de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida
- Standard ou Olímpica (distância padrão): 1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida
- Longa distância: pode ser dividida em dupla olímpica (o dobro da distância standard): 3 km de natação / 80 km de ciclismo / 20 km de corrida
- ou tripla olímpica: 4,5 km de natação / 120 km de ciclismo / 30 km de corrida
- Mixed Relay: 300 m de natação / 8 km de ciclismo / 2 km de corrida. Esta competição é realizada em times de quatro, dois homens e duas mulheres
- Meio-Ironman: 1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida
- Ironman: 3,8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida
Todas as provas seguem as mesmas regras, com natação, ciclismo e corrida em sequência. O que pode mudar é o circuito ou como essas distâncias serão cumpridas. A passagem de uma modalidade para a outra é chamada de ?transição?, quando atletas deixam suas bicicletas, tênis e todos os seus equipamentos para passar à nova modalidade.
A competição
A competição começa com a natação: atletas largam da beira da piscina, lago, da areia ou de uma plataforma. Uma vez na água, nadam contornando boias que delimitam e marcam o percurso.
Assim que saem da água, vão para a "transição 1", onde se preparam para iniciar o ciclismo, colocando as roupas e equipamentos adequados à modalidade. Finalizado o ciclismo, há a "transição 2", passagem do ciclismo para a corrida, onde trocam de roupa e colocam os tênis de corrida, partindo para a última etapa da prova.
Benefícios do triathlon
Como benefícios da prática do triathlon, Rodrigo Milazzo, gerente do Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Triathlon, cita:
- Melhora da capacidade física geral por ser um esporte diverso
- Melhora a força e condicionamento físico
- Melhora da capacidade e da saúde cardiorrespiratória
- Aumento da energia
- Diminuição da quantidade de gordura circulante melhorando o perfil lipídico
- Equilíbrio hormonal
- Incentiva uma melhora na alimentação
- Mentalmente, por ser diverso, o triathlon é estimulante e não repetitivo, estimulando o desafio e a concentração
Como é o treino
Praticantes de triathlon trabalham o físico de forma completa, uma vez que o combo natação, ciclismo e corrida pede por um bom condicionamento e preparo geral. Assim, o treino deve ser bem amplo e completo, sempre acompanhado de profissionais especializados.
Milazzo recomenda a quem está se engajando no triathlon e quer competir por rendimento e performance, nadar cerca de seis vezes na semana, correr cinco vezes na semana e pedalar quatro vezes na semana. Esses são números base, que mudam de pessoa para pessoa e das sugestões de profissionais da área.
O treinamento de triathlon, porém, inclui muito mais do que apenas a prática das três modalidades que o constituem. É necessário treinar:
- Velocidade
- Resistência
- Força
- Treinamentos complementares de profilaxia para evitar lesões (musculação, pilates e afins)
- Alongamento e flexibilidade
Um fato interessante é que o triathlon não é um esporte de muitas lesões. A rotação entre as disciplinas faz com que a preservação da parte musculoesqueléticas seja mais eficiente do que a de atletas que praticam modalidades únicas.
"Por isso é um esporte que cresce muito, por exemplo, entre pessoas acima de 60 anos. Nos EUA é o esporte olímpico que mais cresce nessa faixa etária", diz Fabrício Braga, Chefe Médico da Confederação Brasileira de Triathlon.
Como começar a treinar
Para entrar no mundo do triathlon é importante ter experiência prévia com natação e o hábito de correr. Quanto ao ciclismo, é importante que a pessoa já saiba andar de bicicleta e se sinta segura ao fazer isso.
Há necessidade, porém, de uma boa progressão, que deve ser feita ao longo de anos, dando tempo para o corpo se adaptar, possibilitando um bom trabalho psicológico. Segundo Milazzo, o ideal é fazer uma progressão de distância, seguindo as distâncias do triathlon.
"No primeiro ano, o ideal é fazer só sprint. No segundo, sprint e standard. No terceiro realizar mais standard, mesclando com sprint. No quarto, a standard e talvez uma longa. Apenas a partir do um quinto ano fazer uma longa distância. Depois de cinco anos a pessoa terá uma base muito boa do esporte."
Quem quer ingressar no mundo do triathlon deve, também, seguir uma lista de pontos importantes, como:
- Passar por uma avaliação médica
- Buscar por profissionais com qualificação para o treinamento
- Começar de forma progressiva
- Começar uma adaptação à bicicleta, ao nado e à corrida
- Ter uma alimentação adequada às demandas do esporte
- Ter boas condições de treinamento e respeitar os momentos de descanso e as horas de sono
Referências
-
Fabrício Braga, Chefe Médico da Confederação Brasileira de Triathlon, Médico Cardiologista do Esporte, Mestre em Cardiologia pela UFRJ, Coordenador da Cardiologia da Casa de Saúde São José (CSSJ) e Diretor Médico do Laboratório de Performance Humana (LPH) da CSSJ
-Rodrigo Milazzo, gerente do Alto Rendimento Confederação Brasileira de Triathlon