Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
Durante o período de puerpério, é comum que as mulheres fiquem com as vulvas mais sensíveis e inchadas, sintam ardência para urinar e tenham dificuldade para higienizar a região. É contra esses incômodos que o absorvente gelado atua, promovendo ainda sensação de refrescância na área.
Ele é feito em casa, com absorvente descartável e chá de ervas - que oferecem as propriedades calmantes do produto. Puérperas que tiveram laceração e levaram ponto ou sofreram episiotomia também podem usar o absorvente tranquilamente. Afinal, ele ajuda a reduzir a irritabilidade da região.
O absorvente é indicado até mesmo para as mulheres que entraram em trabalho de parto, mas acabaram fazendo uma cesariana. Isso porque esse desconforto na região íntima acontece devido ao esforço e à pressão feita na região durante o processo - e não necessariamente após um parto normal. "Em qualquer desses casos, eu sempre aconselho o uso dos absorventes de ervas para alívio desses incômodos", fala a ginecologista e obstetra Andrea Rebello.
O absorvente só não é indicado para puérperas com hemorroidas. O quadro é bastante comum durante a gestação e após o parto e o gelo pode piorar os sintomas. "Nesse caso, pode fazer compressas mornas na região do ânus para aliviar", orienta a ginecologista.
Vale lembrar que esse absorvente é usado por alguns minutos para aliviar esses sintomas, e não substitui o absorvente pós-parto, que suporta a grande quantidade de sangue liberada após a gestação. Para esse período, a ginecologista também indica o uso de calcinhas descartáveis para incontinência urinária, absorventes de pano ou calcinhas menstruais. Já os absorventes internos ou coletores/discos menstruais não são recomendados.
Como fazer absorvente gelado em casa
A ginecologista ensina o passo a passo de como fazer e armazenar o absorvente gelado:
Itens
- 4 litros de água
- 1 punhado de arnica, barbatimão, camomila, calêndula, hamamélis e lavanda
- 1 pacote de absorvente descartável sem gel e sem perfume.
Modo de preparo
Em uma panela grande, ferva a água junto com as ervas. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde cerca de 15 minutos para finalizar a infusão. Depois, peneire o líquido e, com a ajuda de uma concha, despeje-o sobre o centro dos absorventes - não precisa encher muito.
Coloque cada absorvente em um saquinho plástico e leve ao congelador por 1 hora. Pronto, é só colocar na calcinha e aproveitar a sensação refrescante. O ideal é sempre manter no congelador. Você pode usar o absorvente já no dia seguinte ao parto.
Ele leva cerca de 20 a 30 minutos para derreter. Após esse período, o ideal é descartá-lo. Caso sobre um pouco de chá de ervas, também é possível colocá-lo em um borrifador e deixar no banheiro para espirrar na vulva após urinar.
Cuidados pós-parto
Cinta pós-parto: prós e contras
Treino pesado no pós-parto pode prejudicar o leite materno
Queda de cabelo pós-parto é normal? Veja quando se preocupar