Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi diagnosticado com um novo câncer na última quarta-feira (17). Segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês foi descoberto um tumor no fígado em Covas.
O câncer no fígado em Bruno Covas foi encontrado durante exames de rotina no prefeito, que já trata de um tumor no trato digestivo. Desde 2019, Bruno realiza imunoterapia para tratar um adenocarcinoma, localizado em uma área de transição entre o esôfago e o estômago.
Segundo o boletim médico, a imunoterapia será interrompida e um novo protocolo de quimioterapia convencional terá início.
Câncer no fígado
O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que se origina no órgão) ou metastático (que tem origem em outro local do corpo e acaba atingindo o fígado).
De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre as causas específicas do tumor no fígado, destacam-se:
- cirrose hepática
- tabagismo
- esquistossomose
- exposição a arsênio, cloreto de vinila, solventes, fumos de solda e bifenil policlorado
- exposição a agrotóxicos com cloreto de vinil, arsenicais inorgânicos e o solução de dióxido de tório
- inflamações das vias biliares
O Manual MSD ainda considera que as metástases hepáticas são originadas de câncer de pulmão, câncer de mama, câncer no intestino grosso, câncer no pâncreas, câncer no estômago, leucemia e linfoma (especialmente o linfoma de Hodgkin).
Os sintomas do câncer no fígado costumam ser: dor abdominal, massa abdominal, distensão abdominal, perda de peso inexplicada, perda de apetite, mal-estar, icterícia (tonalidade amarelada na pele e olhos) e ascite (acúmulo de líquido no abdômen).
O diagnóstico é feito com o auxílio de laparoscopia e também exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética.
Geralmente, o tratamento para o câncer no fígado pode envolver cirurgia de remoção do tumor, além de quimioterapia, radioterapia, entre outros métodos complementares de tratamento.
Câncer de fígado
Cirrose é câncer? Entenda a ligação entre essas doenças
Hepatites B e C não tratadas aumentam risco de câncer de fígado
Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer