O que é
A manobra de heimlich é um procedimento de primeiros socorros utilizado quando uma pessoa está asfixiada por algo que entala nas vias respiratórias, como comida ou qualquer outro corpo estranho. A manobra é feita, normalmente, por uma pessoa em outra que se encontra engasgada.
Para realizá-la, se posiciona atrás da vítima, entrelaçando as duas mãos entre o umbigo e o osso esterno ou na boca do estômago. Então, pressiona-se as mãos com força para dentro, como um "tranco", acionando o diafragma e fazendo com que o corpo estranho saia das vias respiratórias.
É importante ressaltar que a manobra deve ser feita apenas depois de detectar que a vítima, mesmo após tossir e receber pancadas nas costas com a base de uma mão, não está conseguindo respirar normalmente. Caso a manobra não funcione, é importante buscar profissionais de saúde imediatamente.
Manobra de heimlich em uma pessoa consciente
Segundo o bombeiro Ezequiel Amorim, a vítima de engasgo normalmente está com as mãos no pescoço. A pessoa que irá performar a manobra de heimlich avisará rapidamente sobre o que vai fazer, se posicionando atrás do indivíduo engasgado, entrelaçando as duas mãos entre o umbigo e o osso esterno.
Pressiona-se, então, as mãos para dentro, com força, dando um "tranco" para cima e retornando em seguida. Desse modo o diafragma será acionado e corpo estranho que asfixiava a vítima sairá pela boca.
Manobra de heimlich em uma pessoa desmaiada
Caso a pessoa engasgada esteja desacordada, é necessário posicionar-se de frente a ela, sobre sua bacia ou pernas, posicionando as duas mãos abertas, uma sobre a outra, na ?boca do estômago? da vítima. Então será feita uma forte pressão, utilizando o peso do corpo, para baixo e depois para cima, causando o ?tranco?.
O movimento deve ser repetido quantas vezes forem necessárias e a ajuda médica deve ser acionada.
Manobra de heimlich em si mesmo
Também é possível fazer a manobra de heimlich em si mesmo. Ao perceber que está engasgado, a primeira tentativa é tossir e bater com a mão fechada no peito. Caso isso não funcione, Amorim explica que é necessário rapidamente pegar uma cadeira - ou outro objeto que alcance a altura da cintura - a fim de utilizar seu encosto, posicionando-o entre o umbigo e o osso esterno.
Coloque o seu peso para a frente, dobrando o corpo no objeto. Isso causará o mesmo efeito da pressão de duas mãos no movimento clássico da manobra.
Manobra de heimlich em bebês
Para realizar a manobra de heimlich em crianças de até dois anos é necessário posicioná-las de costas para cima e cabeça para baixo em um de seus braços, travando uma perna do bebê debaixo da axila e a outra na lateral do mesmo braço. Com a criança em um ângulo de 30 graus, dê cinco batidas lentas com a palma da mão nas costas da criança. Amorim explica que, normalmente, o bebe desengasga rapidamente.
Caso não funcione, continue tentando e procure profissionais da saúde ou de primeiros socorros.
Em crianças com mais de dois anos é feita a mesma manobra que em adultos. Em grávidas será aplicada uma leve pressão no fim da barriga e no tórax para estimular o diafragma e empurrar o corpo estranho para fora.