Para começar, não existe uma regra certinha para a quantidade de banhos que um bebê pode tomar por dia. Vale uma atenção especial aos produtos usados nesse banho. Os bebês precisam usar produtos específicos para eles, isto é, produtos que apresentam em sua embalagem o rótulo que é para uso em bebês!
Banho do bebê no calor
Orientamos um banho por dia, mas se o bebê for "calorento", estiver muito sujo de cocô ou até mesmo muito irritado, não vejo problemas em outros banhos.
Além disso, sempre digo que o menos é mais quando falamos de bebês. Portanto, pouco sabonete e nada de ficar ensaboando ou fazendo espumas. Bebês não se sujam muito! O ideal é lavar mais a região genital e usar bem pouco de sabão na cabeça para retirar o suor!
Já em relação à temperatura ideal, a gente gosta de falar que é por volta dos 36ºC, 37ºC, mas isso varia de acordo com a estação do ano. E o Brasil tem lugares muito quentes, então a gente pode colocar a água a uma temperatura mais amena, uns 34ºC ou 35ºC, e, se necessário, dá até mais banho por dia.
Banho do bebê no frio
Nas regiões mais frias ou na época de inverno, a água pode ficar um pouquinho mais quente, e o banho acaba sendo até mais demorado.
Se não tiver um termômetro, não tem problema, coloque a mão e sinta como está a água e também observe a reação do bebê quando você o coloca na banheira ou no chuveiro. Tem que ser uma água que faça o bebê relaxar.
E mesmo nas temperaturas mais baixas não é preciso evitar lavar a cabeça do bebê, por exemplo, mas vale a pena tomar o cuidado de deixar o quarto ou o banheiro quentinhos antes de retirar a roupa do bebê para o banho.
Também não existe um horário ideal para esse banho. O que deve ser levado em consideração é o calor do ambiente e a rotina de cada família.
Banho x sono
Independente da estação do ano, o banho pode ser um aliado para fazer o bebê dormir melhor.
Normalmente o banho relaxa o bebê porque remete à lembrança que ele tem de quando ele estava dentro da barriga da mãe, um lugar quentinho, apertadinho e aconchegante. Mas para que tudo isso aconteça, ele precisa se sentir confortável dentro da água, no verão e no inverno.
Hoje em dia existem diversos suportes que os pais conseguem colocar na banheira e encaixar o bebê. Existem também umas redinhas de apoio que eu particularmente usei muito com meus filhos e me ajudou muito porque, com isso, conseguimos livrar um pouco as mãos. O bebê se sente seguro e os pais ainda conseguem, além de dar o banho, fazer um carinho e brincar com a criança.
Se não tiver esse suporte, não se preocupe, que logo vai pegar prática e segurar bem o bebê. Em uma semana de banho as mães e os pais já conseguem dar conta disso. Uma coisa interessante de citar é que muitos pais têm medo de dar banho, mas como eles, na maioria das vezes, têm a mão maior que a mãe, eles conseguem dar esse suporte para o bebê mais facilmente. É sempre importante chamar o pai para participar dessa rotina do banho também.
Outra ideia é tomar banho de chuveiro no colo dos pais. Ali o bebê costuma relaxar muito porque ele se sente confortável e seguro nessa posição.
Tem bebês que gostam mais de banho que outros, mas conforme eles forem adquirindo essa segurança, eles vão conseguir relaxar e esse momento vai ficar cada vez mais prazeroso e até ajudando os pequenos a dormir um pouquinho melhor.