Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
A gestação é um período bastante delicado para a mulher e também para o bebê que está se formando no útero. Por isso, não são raros os questionamentos que envolvem o uso de medicamentos. O omeprazol, por exemplo, é responsável por agir na diminuição da produção de ácido no estômago. Dessa forma, o remédio é indicado em casos de dor no estômago, úlceras, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico e outros problemas de saúde.
Ana Paula Aquino, ginecologista e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington, fala sobre o uso do omeprazol durante a gravidez.
Grávida pode tomar omeprazol?
Segundo a ginecologista, a resposta é sim. O omeprazol pode ser utilizado por grávidas, mas sempre com a devida orientação médica. "Ainda que não existam estudos científicos que comprovem a falta de riscos relacionados ao uso de omeprazol na gravidez, o medicamento deve ser utilizado em casos de extrema necessidade", alerta a profissional.
Quantidade segura de omeprazol na gravidez
De acordo com Ana Paula, o consumo de omeprazol deve ser de no máximo 40 miligramas por dia. Excedendo essa quantidade, podem ocorrer sintomas transitórios como:
O que grávidas não podem fazer?
Grávida pode tomar ibuprofeno?