Sou nutricionista clínico Integrativo - com especificação funcional e alimentação vegetariana/vegana. Sou membro da ASBR...
iA maioria das pessoas sabe da importância de consumir vegetais. Porém, muitas ainda se negam a consumir pelo simples fato de serem verdes. As verduras verde-escuras apresentam um altíssimo teor de ferro e cálcio em sua composição, além de fibras e outras vitaminas e minerais.
Na natureza há diversas opções de folhas verdes e, na gastronomia, existem inúmeras formas de preparo para vocês se adaptarem a consumi-las. As folhas verdes mais comuns são:
Alface
A folha de alface possui propriedades calmantes, apresenta funções laxantes e diuréticas e contribui para a saúde do coração.
Rúcula
A rúcula, da mesma família dos brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos, também possui um perfil nutricional bastante atrativo. Ela é boa fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina K e minerais, como potássio, ferro, manganês, magnésio, zinco e cobre.
Agrião
O agrião, outro vegetal crucífero, também está entre os mais nutritivos. É riquíssimo em antioxidantes, flavonóides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestivo.
Acelga
A acelga é um alimento muito nutritivo e de baixa caloria, com boa quantidade de vitamina K, magnésio e potássio, além de vitamina E, vitamina A, C e ferro.
Couve
Versátil, a couve vai bem desde a versão refogada, que acompanha a feijoada, até liquidificada em sucos verdes. O aporte de fibras e de cálcio aumenta depois que ela é cozida.
Repolho
O repolho é rico em fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B, E e K, ótima fonte de vitamina C e vitamina A. Além disso, possui substâncias antioxidantes, associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e outras doenças.
Lembrando que quem busca qualidade de vida e um emagrecimento saudável deve investir nessas folhas verdes para alcançar seus objetivos.