Desde pequeno, Juliano Figueiredo sempre lutou pelos seus ideais! Quebrou um tabu por ser o único homem da escola a faze...
iA falta de auto-estima nos faz exaltar os problemas e camuflar, sem perceber, as alegrias. As pessoas sem auto-estima esperam algo acontecer para ser feliz. Não conseguem ser felizes agora.
Essa disposição em transformar dificuldades em situações ainda mais complicadas, deixa qualquer pessoa insegura, insatisfeita, infeliz e com auto-estima lá em baixo. O prazer fica então limitado aos objetivos que queremos alcançar, e muitas vezes isto é inacessível. Isto é, você passa a viver na expectativa de ser feliz quando alcançar o sucesso, quando encontrar o parceiro certo, quando ganhar mais dinheiro, comprar um carro, a casa ou a roupa mais bonita, quando emagrecer. Mas, por uma razão ou outra, essas coisas podem não ser acessíveis no momento. Aí você acaba desperdiçando uma boa parte de sua existência só esperando que as coisas aconteçam. É lógico que tudo isso é necessário e bom, mas existem outros sucessos dos quais podemos nos orgulhar. Isso é auto-estima! Precisamos nos lembrar que quanto mais acreditamos que a felicidade depende de um fator externo, mais tempo viveremos
infelizes.
E, enquanto alimentar nossa baixa auto-estima, buscando a solução para o problema de fora para dentro, continuaremos igual, ou pior. A verdade é que a resposta deve vir de dentro para fora e nesse caso, nem mesmo os remédios resolvem.
Ao mesmo tempo em que cuida da sua auto-estima, a pessoa que sofre, deve procurar um equilíbrio entre o que é e o que gostaria de ser, ou seja, não deve negar ou menosprezar o que é atualmente.
Mas, sim, ter a certeza que pode se modificar para alcançar o seu objetivo. Daí a motivação surge, para que você vá até o fim. A capacidade de se auto transformar, é a capacidade de olhar instante por instante para nós mesmos e ao mundo no qual moramos.
Nós passamos 90% da nossa vida vivendo mal, porque: ou estamos no passado, ou estamos no futuro.
Vou ser feliz quando tiver mais dinheiro..., quando tiver o carro mais bonito..., quando tiver a casa mais bonita..., quando tiver coisas....
Para fortalecer a auto-estima é necessário começar agora, nesse momento, e não quando tiver..., ou quando vou ser...
É agora, neste instante que você vai ser feliz, é esse instante que conta: todas as vezes que a minha estima é atacada, é atacada a estima naquele instante, naquele momento, naquela situação, por que a gente não começa a pensar em cada coisa que fazemos, como se fosse o único instante que estamos vivendo?
A vida, de uma forma geral, passa ao nosso redor, e o indivíduo vive infeliz, porque acredita que o momento que está vivendo seja um momento de passagem, a espera de momentos melhores que vão chegar. Porque não tentamos pensar que cada momento seja o único..., e conta somente aquilo que estamos fazendo agora...., neste momento.
Fonte: Instituto Verea
Juliano Figueiredo é massoterapeuta complementar e de problemas psicossomáticos
Para saber mais, entre em contato:
julianofigueiredo@hotmail.com / juliano@montinelly.com.br
Saiba mais: Autoestima: o que é, como aumentar e importância