Psicóloga do Grupo Mantevida, Pós graduada em Psicologia sistêmica, terapia de casais e família.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Nem todas as pessoas sentem a necessidade de expressar o que sentem pelos outros a todo momento, mas existem também aqueles que não tem muita escolha em relação a isso. São pessoas que, de fato, não conseguem verbalizar o que estão sentindo, o que faz com que um simples “eu te amo” se torne uma fala rara.
Ao MinhaVida, Kênia Ramos, psicóloga do grupo Mantevida, explica que a dificuldade de demonstrar sentimentos pode ter variadas causas; dentre elas, frases escutadas na infância, que tendem a resultar em traumas. Confira quais são a seguir!
Leia também: Pessoas que cresceram com animais de estimação costumam apresentar esses 5 comportamentos
Frases escutadas na infância que contribuem para a dificuldade de demonstrar sentimentos
As pessoas são formadas pelas experiências vividas, e é durante a infância que o desenvolvimento da personalidade acontece. Adultos que sentem dificuldade de demonstrar o que sente, muito provavelmente, tiveram seus sentimentos reprimidos quando crianças.
Entre as falas que podem afetar negativamente a habilidade de expressão, Kênia destaca cinco:
- “Engole o choro, isso não é nada”;
- “Homem não chora”;
- “Pare de fazer drama”;
- “Você está chorando por isso? Que bobagem”;
- “Seja forte, pare de chorar”.
Como essas frases influenciam o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes?
Segundo a psicóloga, frases desse tipo escutadas por pessoas que tem autoridade na vida de crianças e adolescentes, podem causar uma série de consequências, como:
- Baixa autoestima;
- Dificuldade em criar relações e vínculos saudáveis;
- Desconexão emocional;
- Repressão de emoções.
Leia também: Se o seu filho apresenta esses 7 sinais, tome cuidado! Significa que ele é viciado em telas
Outros fatores relacionados à dificuldade de expressar sentimentos
Para além das frases citadas anteriormente, que reprimem os sentimentos da criança, há vários outros fatores por trás da dificuldade de expressar o que sente. São eles:
- Ambiente familiar: famílias que priorizam a racionalidade em detrimento da expressão dos sentimentos e emoções podem inibir a demonstração de sentimentos;
- Experiências traumáticas: vivências de rejeição, abandono ou abuso podem levar à repressão emocional de sentimentos, tornando-se um fator de mecanismo de defesa;
- Modelos parentais: pais que não expressam emoções podem ensinar, direta ou indiretamente aos filhos;
- Transtornos psicológicos: alguns transtornos podem contribuir com a não expressão e demonstração de sentimentos como a depressão e ansiedade.
“Quem tem dificuldade de expressar sentimentos costuma ter tendência ao isolamento social, distanciamento emocional, desconforto em falar sobre temas sensíveis e bloqueios de emoções”.
Como lidar com a dificuldade de expressar os sentimentos na vida adulta?
A especialista enfatiza que uma das maneiras mais eficazes de lidar com a dificuldade de expressar o que sente é por meio da psicoterapia.
“Nesse processo, o indivíduo encontra um espaço seguro, conduzido por um profissional capacitado, que o auxilia a identificar bloqueios emocionais e a desenvolver novas formas de expressar seus sentimentos”.