Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
Um hobby é uma atividade feita por vontade própria em busca de satisfação e momentos de alegria. Pode ser um esporte, um passeio, uma arte ou qualquer outra atividade que promova prazer para quem a realiza. Dessa forma, ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o estresse do dia a dia de trabalho, por exemplo, e ainda assim ter um momento dedicado exclusivamente a si mesmo.
A prática de um hobby como válvula de escape das responsabilidades rotineiras influencia diretamente na sensação de bem-estar. Ao realizá-lo, nosso organismo produz hormônios como serotonina, dopamina e ocitocina. Os efeitos desses hormônios em nosso organismo contribuem de forma efetiva para a diminuição de sintomas da ansiedade e depressão, por exemplo.
As experiências que vivemos são guardadas em nossa memória com os sentimentos que elas nos causaram no momento em que foram vividas. Quando vemos um vídeo de uma viagem que fizemos, por exemplo, podemos até sentir os mesmos sentimentos como se estivéssemos lá nesse momento, vivendo tudo novamente.
Portanto, quando incluímos um hobby que nos faz bem, ele também contribuirá para nosso bem-estar, já que são gerados sentimentos bons como a felicidade, o pertencimento, a gratidão e tantos outros ligados a esse estado mental.
Ou seja, o processo de mudar a atenção em determinados momentos para uma atividade de lazer prazerosa contribui até com as habilidades criativas, liberando o estresse acumulado até então. Consequentemente, incluir esse tipo de atividade não obrigatória na rotina contribui não só para uma melhor saúde mental, mas também para as saúdes física e emocional de modo contínuo e duradouro.
Como incluir um hobby na rotina do dia a dia?
Inicialmente, incluir um novo hobby ou hábito positivo na rotina pode parecer complicado. Contudo, ao seguir três pilares bastante simples será possível conciliar uma atividade prazerosa aos deveres do dia a dia. Confira:
1. Planejamento: observe sua rotina e entenda em quais momentos será possível realizar determinada tarefa. Só de encontrar um espaço na sua agenda já muda a forma como você encara o seu hobby. Ele não deve ser visto apenas como uma atividade que você fará quando tiver tempo livre, mas sim como um compromisso consigo mesmo;
2. Organização: esse é o momento no qual você buscará os recursos necessários para realizar o seu hobby. Por exemplo, caso queira praticar corrida, é preciso um tênis adequado, enquanto para cozinhar, é necessário obter os ingredientes para determinada receita;
3. Motivação: sendo o pilar mais importante, é preciso ter em mente a razão pela qual determinado hobby é tão importante para si mesmo. Assim, será mais fácil não desistir em momentos de dificuldade. Persistir é o caminho ideal enquanto o hobby trouxer benefícios.