Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A gratidão está relacionada a uma maior felicidade, pois, segundo a Universidade de Harvard, o ato de agradecer pode aumentar a liberação de dopamina, e a gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, a desfrutar de boas experiências, a melhorar a saúde, a enfrentar as adversidades e a construir relacionamentos fortes.
Além disso, em algumas pesquisas, o hábito de ser grato foi associado a uma redução significativa em nossos níveis de estresse. Pessoas com um estilo de vida baseado na gratidão também gerenciam melhor a dor crônica.
Por isso quisemos compilar seis frases que demonstram ingratidão e que são uma demonstração de infelicidade, porque é sempre um bom momento para mudar e incluir a gratidão em nossas vidas.
Leia também: Essas 6 frases ditas a você mesmo podem aumentar o amor pelo que você vê no espelho
1 - “Você me deve uma”
De acordo com um estudo publicado na revista Personality and Social Psychology, pessoas ingratas tendem a se concentrar excessivamente naquilo que lhes falta na vida, em vez de naquilo que já possuem. Ao fazer isso, eles vivem uma insatisfação que pode criar uma base tóxica para os relacionamentos.
Quando temos empatia, agradecemos e expressamos gratidão a outra pessoa, aumenta a confiança e a intimidade. Porém, se quando fazemos algo por outra pessoa o fazemos pensando que ela nos deve, não estamos sendo generosos nem praticando a gratidão, apenas estamos pensando em receber um benefício posterior por isso.
2 - “Por que eu só existo quando você precisa de alguma coisa?”
Quando praticamos a gratidão diariamente, os relacionamentos que mantemos tendem a vivenciar menos emoções negativas, o que não acontece ao contrário.
Quando não priorizamos a gratidão em nossas vidas, tendemos a vivenciar emoções mais desconfortáveis, como culpa ou vergonha, e podemos até desenvolver a sensação de que temos direito a tudo apenas por existir, e podemos pensar que as pessoas ao nosso redor só nos procuram pelo que lhes damos ou fazemos por eles, sem perceber o que fazem por nós e sem compreender que as relações não são unilaterais, mas bidirecionais.
3 - "Eu estava lá quando você não tinha ninguém"
Uma pessoa ingrata não é verdadeiramente leal e incentiva que a outra pessoa “trabalhe” para o relacionamento, como se fosse obrigada a fazer isso. Esse é um método que as pessoas manipuladoras usam para isolar seus parceiros de amigos, familiares e círculos íntimos, a fim de exercer maior controle sobre eles.
Ao sugerir que estavam lá quando o parceiro “não tinha ninguém”, eles podem manipular as emoções e experiências da pessoa para melhor atender aos seus interesses e necessidades.
4 - “Você nunca me agradece quando faço coisas para você”
Um estudo de 2023 sobre gratidão sugere que crianças que crescem com cuidadores e pais que priorizam a gratidão em suas vidas tendem a ter melhores relações sociais e saúde emocional mais equilibrada.
Se os pais, por exemplo, esperarem gratidão em resposta a cada ação que fizerem com os seus filhos, eles aprenderão esse comportamento e exigirão em seus relacionamentos que sejam agradecidos por comportamentos e ações que são simplesmente normais em uma relação saudável.
5 - “Por que você sempre me faz sentir assim?”
Uma pessoa ingrata não é capaz de assumir o comando ou a responsabilidade por suas ações e costuma espera que outros sacrifiquem seu bem-estar emocional para apoiá-la de todas as maneiras possíveis.
A maioria das pessoas ingratas recorre a esta prática para “salvar a face” diante das consequências dos seus próprios atos, chegando mesmo a se vitimizar para manipular quem os rodeia.
6 - “Sempre me sinto infeliz e não sei por quê”
Michael E. McCullough, da Universidade de Miami, conduziram um estudo sobre gratidão publicado na Harvard Health Publishing que descobriu que as pessoas que expressam gratidão com mais frequência são geralmente mais felizes do que aquelas quem não.
De acordo com estes especialistas, as pessoas ingratas muitas vezes se sentem cronicamente insatisfeitas em muitos aspectos das suas vidas, desde o seu desenvolvimento pessoal até os seus relacionamentos.
Talvez o segredo da felicidade esteja em perceber tudo de bom que nos rodeia em vez de pensar constantemente no que não temos, e para isso nada melhor do que se propor a fazer um diário de gratidão para escrever sobre os bons momentos todos.
Leia também: Albert Einstein disse que o segredo da felicidade está em viver a vida inspirada nessas palavras