Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Muitas pessoas podem apresentar pequenas e ocasionais perdas de xixi enquantooutras podem perder de pequenas a moderadas quantidades de urina e com maisfrequência que o normal. Esses são sinais da incontinência urinária, condição que,segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, atinge 10 milhões de brasileiros de todas asidades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino.
Se a incontinência urinária afeta as atividades diárias, é hora de realizar uma consultamédica para entender e tratar o problema. Para a maioria das pessoas, mudançassimples no estilo de vida e na dieta, bem como cuidados médicos, podem tratar comefetividade os escapes de xixi.
Tipos de escapes de xixi
Existem vários tipos diferentes de escapes de xixi, como a incontinência de esforço -que ocorre devido ao enfraquecimento dos músculos e tecidos do assoalho pélvico.Normalmente esse tipo escape acontece quando a pressão na bexiga aumenta, comoquando você faz exercícios, ri, espirra ou tosse
Os escapes de xixi por causa da incontinência de urgência, também conhecida como bexiga hiperativa, acontecem se há uma necessidade urgente de ir ao banheiro e não é possível chegar a tempo. Isso pode acontecer até mesmo quando você tem apenas uma pequena quantidade de urina na bexiga.
Há também a incontinência por transbordamento, que é quando os vazamentosocorrem porque a bexiga está sempre cheia ou não esvazia completamente, o que levaao gotejamento.
Já o escape por incontinência urinária funcional se dá devido à impossibilidade de ir aobanheiro por causa de alguma doença ou complicação que impedem a chegada aobanheiro. Também há os escapes de xixi misto, quando a pessoa tem dois tipos deincontinência.
Como tratar os escapes de xixi?
O tratamento irá depender de vários fatores, como o tipo de incontinência, a idade da pessoa, bem como seu estado geral de saúde. Algumas mudanças e adaptações no estilo de vida podem auxiliar no tratamento, como beber uma quantidade adequada de água e manter uma boa alimentação, reduzindo alimentos e bebidas com cafeína, comochocolate, chá e café.
Treinar a bexiga com uma programação para ajudar a reduzir o vazamento, como aumentar gradualmente o tempo entre as idas ao banheiro, pode ajudar a alongar a bexiga para que ela possa reter mais urina.
Fortalecer a musculatura do assoalho pélvico também pode ajudar a controlar a micção. Conhecidos como exercícios de Kegel, esses treinos envolvem enrijecimento e relaxamento dos músculos que controlam o fluxo urinário.
Para manter o conforto e segurança no dia a dia, ótimos auxiliares durante o tratamento de escapes de xixi são os absorventes Plenitud Femme, que absorvem até sete vezes mais que absorventes menstruais, além de contarem com uma tecnologia que neutraliza os odores característicos da urina.
Plenitud Femme também oferece produtos especifícos para cada tipo e grau de escape de xixi (de vazamentos mais leves a mais intensos) que se adequam de maneira discreta e confortável ao corpo, criando uma barreira protetora eficaz contra vazamentos.
Para saber mais sobre escapes de xixi, lançamentos de produtos e promoções, registre-se no site de Plenitud!