Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Apesar de ter ganhado popularidade no ocidente nos últimos anos, o K-POP, gênero musical originário da Coréia do Sul, teve início na década de 1990. Desde então, o ritmo vem sendo cada vez mais reconhecido por pessoas de diferentes faixas etárias e nacionalidades.
Uma das características mais marcantes do K-POP é a coreografia - seja ela em grupo ou individual. Os movimentos, muitas vezes complexos, conseguem ser motivo de admiração até por quem não acompanha de perto o trabalho dos grupos musicais.
O que muita gente não sabe é que, por exigir que a memória seja acionada, a fim de que cada passo seja decorado, e que o corpo se movimente de acordo com a batida, dançar pode trazer uma série de benefícios:
- Praticar uma atividade física em casa
- Se exercitar de forma divertida
- Treinar a memória
- Combater o sedentarismo
- Melhora do humor
- Maior condicionamento físico
- Queimar calorias
Por isso, separamos alguns vídeos com o passo a passo de coreografias de K-POP para você começar a praticar em casa. Confira:
1. BTS - Butter
2. Itzy - I'm the mafia
3. EXO - The Eve
4. Blackpink - Boombayah
5. Twice - I can't stop me
Cuidados ao fazer aula de dança em casa
Antes de iniciar qualquer atividade física, seja em casa ou ao ar livre, é extremamente importante que cada pessoa conheça e respeite as suas próprias limitações, sem exagerar no ritmo do treino. Além disso, uma das etapas essenciais para se exercitar é o alongamento corporal.
"Exercícios como tentar alcançar os pés com as pernas esticadas, tentar alcançar o chão com as pernas afastadas, ficar na posição de agachamento e levantar o tronco com os braços esticados, podem ser algumas opções", conta Bruno Sapo, educador físico e personal trainer.
Para quem possui complicações físicas, também é possível se alongar sentando em uma cadeira. Confira algumas sequências:
Alongamento sentado
- Sente-se em uma cadeira
- Afaste as duas pernas
- Lentamente, tente alcançar e tocar os pés
- Fique nessa posição por alguns segundos e levante o tronco devagar
Alongamento em pé
- Afaste levemente as duas pernas
- Erga os dois braços
- Direcione os braços para o lado esquerdo
- Fique nessa posição por 20 segundos
- Repita o alongamento, agora para o lado direito
Outro cuidado que deve ser tomado é com relação à hidratação, ingerindo uma quantidade suficiente de líquidos, evitando complicações durante os exercícios.
Leia mais: confira os benefícios de fazer aula de dança em casa