Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo Patrocinado
Respirar é um ato automático e muitas vezes não prestamos atenção enquanto respiramos. Contudo, respirar com qualidade significa viver melhor. Por isso, para saber mais sobre o assunto - com um oferecimento de Libbs -, o Minha Vida ao Vivo recebeu a otorrinolaringologista Maura Neves que explicou detalhes sobre a respiração. Confira as principais perguntas e respostas da entrevista abaixo e assista ao vídeo na íntegra.
Minha Vida: A melhor forma de respirar é pelo nariz?
Maura Neves: Sim! O nariz não serve apenas para segurar os óculos ou a máscara. Fazendo uma rápida analogia, o nariz é tão importante que está sendo protegido pela máscara durante toda a pandemia, justamente pelo fato dele ser uma das portas de entrada para o organismo. Ou seja, quando a boca é responsável pela respiração, o nariz perde a função de filtragem inicial do ar e preparação para a troca gasosa pulmonar.
Minha Vida: Por que não devemos respirar pela boca?
Maura Neves: O nariz é o órgão adequado e responsável por aquecer, filtrar e umidificar o ar antes de chegar ao pulmão, proporcionando a troca do oxigênio por gás carbônico de maneira otimizada. Portanto, respirar pela boca pode prejudicar o crescimento craniofacial, causar danos à qualidade do sono, entre diversos outros malefícios. Além disso, como a boca não possui os anticorpos adequados para promover a defesa inicial ao organismo presentes no organismo, ocorrem dores de garganta mais frequentes, tosses e outros problemas.
Minha Vida: O que podemos fazer para melhorar a condição de nariz entupido?
Maura Neves: Para começar, se o seu nariz é entupido constantemente, é preciso diagnosticar qual é o motivo dessa obstrução. Contudo, se o seu nariz entope durante uma gripe ou resfriado, por exemplo, é completamente normal. Portanto, o caminho para aliviar o entupimento simples do nariz é a lavagem com soro fisiológico. Essa lavagem é capaz de limpar a região, fazer manutenção da função nasal, além de prevenir doenças respiratórias no geral. Então, essa é uma dica que vale ouro e deve ser levada em consideração sempre, não apenas em casos de nariz entupido.
Minha Vida: Podemos fazer lavagem nasal todos os dias?
Maura Neves: Sim! Podemos e devemos fazer lavagem nasal todos os dias, de preferência pela manhã e antes de dormir. Pensando de forma lógica, a higiene dos dentes faz com que eles tenham saúde e durem mais tempo, certo? Algo parecido acontece com a saúde nasal: a lavagem diária com soro fisiológico ajuda nossa saúde respiratória contra a poluição, auxilia na falta de umidade do ar nos dias mais secos e ainda previne a transmissão de vírus respiratórios.
Minha Vida: Como fazer lavagem nasal em casa?
Maura Neves: Para quem ainda não está acostumado a fazer lavagem nasal sozinho em casa com métodos com volumes de soro fisiológico maiores, o ideal é utilizar os dispositivos em spray ou jato prontos para lavagem que encontramos facilmente em farmácias, pois eles dispensam uma quantidade menor de soro com uma pressão regulada. Depois de já acostumado com esse procedimento, é possível migrar para métodos com volumes de soro fisiológico maiores e manter esse hábito diário sempre em prática.
Quer saber mais sobre respiração? Assista à live completa no Facebook do Minha Vida.