Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Quando o assunto são nutrientes e substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, o potássio é um dos principais da lista. Por conta do papel que ele desempenha no sistema nervoso, muscular e cardíaco, ter uma rotina alimentar rica do nutriente confere diversos benefícios à saúde.
Sendo um elemento de origem mineral, o potássio é um dos principais componentes presentes nas células do corpo e desempenha o papel fundamental na síntese de ácidos nucleicos e proteínas, na produção de energia, na frequência cardíaca, na contração muscular e na condução nervosa.
Entre os principais benefícios comprovados do potássio é possível destacar:
- O potássio ajuda a regular a pressão arterial
- Diminui a retenção de líquidos
- Previne o AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Previne câibras
O potássio é também um grande aliado do coração. Junto com o sódio, é essencial para a contração muscular, ajudando a manter o ritmo cardíaco normal. Em razão de seu papel na contração muscular, o potássio também auxilia em processos de digestão e funções musculares.
Alimentos fontes de potássio
Embora não exista uma ingestão diária recomendada de potássio (IDR), especialistas recomendam de 2,5 a 3,5 microgramas por dia. Esse nutriente pode ser encontrado em inúmeros alimentos, incluindo carnes, alguns tipos de peixes, frutas, verduras e legumes.
Alguns alimentos ricos em potássio são:
- Sementes de girassol torradas
- Abacate
- Amêndoas
- Espinafre
- Batata
- Beterraba
- Laranja
- Leite de cabra
- Água de coco
- Banana
- Brócolis
- Aipo
- Iogurte desnatado
A partir de uma dieta saudável, é possível manter o equilíbrio de potássio no sangue e o de outros nutrientes essenciais, como sódio, magnésio e ferro.
Hipocalemia e hipercalemia
Quando o corpo apresenta níveis baixos de potássio, alguns sintomas frequentes são fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. Nesses casos, a hipocalemia (condição caracterizada pela deficiência do nutriente) normalmente é causada pela perda excessiva de potássio pela urina ou trato gastrointestinal, na presença de vômitos e diarréias.
Já a hipercalemia se refere a altos níveis de potássio no sangue, geralmente acima de 5,5 mmol/L (mEq/L). Essa condição pode estar relacionada não somente ao aumento do nível do nutriente no sangue, mas ao excesso de liberação de potássio das células para a corrente sanguínea.
Esses altos níveis também podem ocorrer em consequência de um problema nos rins, órgãos responsáveis por remover o excesso de potássio do organismo. Segundo especialistas, pessoas idosas têm um risco maior de hipercalemia em virtude de seus rins serem menos eficientes na eliminação de potássio do corpo à medida que envelhecem.
Alguns sintomas comuns de pessoas com hipercalemia são náuseas, vômito, pulsação lenta ou fraca e batimentos cardíacos irregulares.
Suplementação de potássio
No caso de indivíduos que não possuem o suficiente de potássio em sua dieta regular, geralmente por causa de uma doença ou por uso de determinado medicamento, o uso de suplementos pode ser recomendado para manter o equilíbrio do nutriente no sangue e evitar problemas de saúde. No entanto, o suplemento de potássio deve ser orientado por médicos ou nutricionistas.